Harlen Barbosa, CTO da Empresa 1: “A Inteligência Artificial (IA) tem impulsionado grandes avanços no setor de mobilidade”

“A maior demanda hoje é por plataformas que integram diversas funcionalidades para melhorar a experiência do passageiro, em especial no que diz respeito à forma de pagamento”, diz o executivo

Marcia Pinna

TECHNIBUSQuais as principais tendências em bilhetagem e sistemas inteligentes de transporte (ITS) atualmente no Brasil?

Harlen Barbosa – Acompanhamos a evolução da bilhetagem, desde 1997, ano de fundação da Empresa 1 e somos pioneiros neste serviço no país, por meio de tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público e facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A maior demanda hoje é por plataformas que integram diversas funcionalidades para melhorar a experiência do passageiro, em especial no que diz respeito à forma de pagamento. Já temos algumas tecnologias no mercado, as quais o usuário pode recarregar o cartão do transporte público pelo celular, pagar tarifas com PIX ou cartão de crédito e ainda acompanhar em tempo real a localização dos veículos. Também disponibilizamos um chatbot via WhatsApp para facilitar o processo de recarga. Essas inovações tornam o transporte público mais conveniente e acessível para todos.

TECHNIBUS – Quais as principais inovações que a Empresa 1 trouxe ao mercado brasileiro no último ano?

Harlen Barbosa – Recentemente lançamos o Sigom Analytics, tecnologia Power BI, consolida dados operacionais diretamente da sua base de dados, em painéis intuitivos e interativos, que fornece insights que permitem a identificação de oportunidades para melhorar processos, o que impacta na qualidade do transporte público que é oferecido nas cidades. Todas as informações são dispostas no painel de forma que se possa fazer comparações detalhadas por períodos – diário, semanal, mensal e anual – e a plataforma ainda entrega relatórios detalhados para suporte estratégico. Integrado ao sistema de bilhetagem, além de fornecer indicadores financeiros, o Sigom Analytics utiliza os dados das viagens realizadas, dos passageiros transportados e distância percorrida para gerar indicadores financeiros e quantitativos. Essa é uma funcionalidade que aumenta a segurança no transporte público, pois permite rastrear ocorrências e agir rapidamente, como mudança de rotas, induzir demanda, se necessário”. Para a rede de vendas, a plataforma faz o acompanhamento do desempenho dos postos de venda e o monitoramento de recargas realizadas tanto online quanto em postos de atendimento. A plataforma ainda organiza o cadastro de usuários com benefícios tarifários, consolidando informações sobre aprovações, bloqueios e o tempo médio de inspeção, garantindo maior controle e transparência.

TECHNIBUS – Quais os novos produtos lançados neste período?

Harlen Barbosa – Entre as tecnologias lançadas recentemente estão o validador embarcado Sigom Pass SPX800, que atua como um computador de bordo multifuncional para leitura de cartões e outros meios de pagamento, além de coletar e transmitir dados de rota, tempo e localização para uma gestão mais precisa das frotas. Já o SI.ONE, um equipamento portátil, integra pagamento de tarifas, validação de gratuidades e inspeção de tickets, facilitando o monitoramento em tempo real. A empresa também inova com a validação de tarifa por reconhecimento facial, que permite o pagamento automático de forma prática e ágil para os passageiros.

TECHNIBUS – E quais os contratos mais recentes? Qual case a empresa poderia destacar?

Harlen Barbosa – Um dos cases mais recentes da Empresa 1 foi a modernização do sistema de bilhetagem eletrônica em Francisco Morato e Carapicuíba, na Grande São Paulo, beneficiando milhares de usuários do transporte público. A parceria com as companhias Del Rey, ETT e Moratense permitiu a implementação de recarga online via PIX e cartão de crédito, além da compra de passagens por QR Code, tudo acessível pelo aplicativo SI.GO. O novo sistema, garante atualizações em tempo real e maior segurança operacional, sem a necessidade de troca dos cartões já em circulação. Com essa inovação, foram reduzidas filas para recarga, minimizado o uso de dinheiro físico no transporte e aprimorada a experiência do passageiro, tornando o pagamento mais ágil e acessível para toda a população dessas cidades. Também implementamos em Itaquaquecetuba novas tecnologias que elevam a experiência do passageiro no transporte coletivo. Em parceria com a concessionária Expresso Planalto, empresa do Grupo CSC de Transportes, foram implantadas três soluções inovadoras: o SI.GO, plataforma de experiência do passageiro; o Chatbot para recarga de Bilhete Único; e o Sigom Vision, sistema de reconhecimento facial. Com essas ferramentas, os cidadãos podem recarregar seus cartões via WhatsApp, acessar informações em tempo real sobre a lotação dos veículos e previsão de chegada no ponto e ainda contar com maior segurança contra fraudes tarifárias.

TECHNIBUS – Especificamente em relação à IA , quais os avanços para o setor de mobilidade?

Harlen Barbosa – A Inteligência Artificial (IA) tem impulsionado grandes avanços no setor de mobilidade, tornando os sistemas de transporte mais eficientes, seguros e acessíveis. Alguns dos principais avanços incluem a otimização de rotas e gestão de frotas. Com o uso de algoritmos que preditivos analisam dados em tempo real para ajustar itinerários, reduzir congestionamentos e melhorar a pontualidade do transporte coletivo, gerando assim informação para os passageiros de previsão de chegada e reduzindo o tempo de exposição dos passageiros nos pontos de paradas, contribuindo com a segurança pública. Outro avanço relevante são os sistemas de pagamento inteligentes. Tecnologias como reconhecimento facial e bilhetagem digital facilitam o embarque, garantindo mais segurança e agilidade para os passageiros. Com as câmeras de reconhecimento facial e o sistema de CFTV veicular melhora a segurança com processamentos de imagens em câmera com IA com algoritmos treinados que identificam comportamentos suspeitos e riscos dentro dos veículos e terminais, permitindo ações rápidas aumentando a segurança.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também