O governo do Espírito Santo anunciou, nesta terça-feira (06), a publicação do edital para ampliar o serviço do Aquaviário. O novo contrato prevê a ampliação da operação do sistema, que passará a contar com oito embarcações — sendo seis em operação e duas em reserva — todas equipadas com ar-condicionado, bicicletário, Wi-Fi, banheiro e acessibilidade.
Essa ampliação permitirá, além da operação em novas estações, a criação de uma nova linha e estação atendimento a região de São Pedro, em Vitória, com conexão à rodoviária da capital. O edital também permite a ampliação dos horários de funcionamento do sistema, que foi retomado em 2023, após mais de duas décadas inativo.
A secretaria de mobilidade e infraestrutura (Semobi) também vai lançar, até julho, a licitação para a construção de duas novas estações: uma na região da praça Pio XII, no centro de Vitória, e outra no antigo terminal Dom Bosco, também na capital. Assim como as demais, elas contarão com cadeiras para espera, flutuante, passarela e acessibilidade total.
“O Aquaviário tem sido uma experiência muito positiva. A ampliação do sistema atende ao seu grande potencial, com novas estações, inclusive na região de São Pedro, e por isso vamos focar agora na sua expansão. Estamos conectando mais pessoas e mais territórios, com integração, segurança e conforto”, afirmou o secretário de estado de mobilidade e infraestrutura, Fábio Damasceno.
O sistema Aquaviário já conta com três estações em funcionamento e uma quarta em obras, na região da rodoviária de Vitória. Integrado ao sistema Transcol por meio do Cartão GV, o serviço tem recebido avaliações positivas dos usuários e segue em expansão, aproveitando todo o potencial da navegação pela Baía de Vitória.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.