Igor Calvet assume como presidente da Anfavea

Calvet passa a ser presidente também do braço sindical da entidade, o Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (Sinfavea)

Redação

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) passa a ser presidida a partir de 22/04 por Igor Calvet, o 21º presidente da entidade fundada em 1956, e o primeiro na história sem qualquer ligação com uma das fabricantes associadas, numa inédita mudança do sistema de governança. Calvet sucede a Márcio de Lima Leite, que presidiu a Anfavea no triênio 2022 – 2025.  Leite junta-se a outros 30 vice-presidentes na nova diretoria da associação, todos eles representando uma das 26 associadas.

Igor Calvet, 40 anos, já tem vivência na Anfavea, entidade da qual foi diretor-executivo nos últimos 18 meses. Antes, atuou como secretário no ministério do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços (MDIC), secretário especial no ministério da economia e como presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), acumulando conhecimento estratégico sobre o setor.

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Calvet é mestre em Ciências Políticas pela mesma instituição. Sua trajetória combina experiência no setor público e articulação institucional, atributos fundamentais para fortalecer a representatividade da Anfavea e contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva no Brasil.

“A Anfavea desempenha papel essencial para o Brasil, representando um setor que corresponde a 20% do PIB industrial e que gera 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos. O compromisso com a indústria automotiva e sua ampla transformação, com foco na produção local, competitividade, novas tecnologias e sustentabilidade, segue sendo a nossa prioridade, além de ampliar a nossa atuação em outros mercados. Junto aos interlocutores dos setores público e privado, sobretudo nossos fornecedores e distribuidores, seguiremos construindo a história de sucesso deste setor no Brasil”, discursou Calvet durante cerimônia de transição de diretoria na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Calvet passa a ser presidente também do braço sindical da entidade, o Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (Sinfavea).

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também