O ônibus Irizar i6S Efficient Hydrogen, movido a hidrogênio, concluiu com sucesso uma viagem de ida e volta entre Ormaiztegi, a sede da Irizar no País Basco, e Briançon, nos Alpes Franceses. Para percorrer a rota de 2.500 km, o veículo passou por várias cidades nos Pireneus e na Provença (França). Ao longo do caminho, o Irizar i6S Efficient Hydrogen superou um ganho de altitude de mais de 1.400 metros, de acordo com o fabricante.
Segundo a Irizar, o test drive estabeleceu um novo recorde para a maior distância já percorrida por um ônibus a hidrogênio na Europa. Além disso, um trecho de 900 km foi percorrido com um único tanque. O passeio marcou um passo fundamental “na demonstração do potencial do hidrogênio como uma alternativa viável e sustentável aos combustíveis fósseis tradicionais”, afirmou a empresa.
A Irizar informa que o reabastecimento do ônibus em vários postos levou menos de 20 minutos em cada um. A combinação de 900 quilômetros de autonomia real e paradas para reabastecimento em menos de 20 minutos poderia, de fato, permitir um planejamento de rotas semelhante ao dos ônibus a diesel — desde que haja uma infraestrutura adequada para hidrogênio.
A empresa espanhola apresentou o i6S Efficient Hydrogen pela primeira vez na Busworld 2023. O veículo foi projetado para uma autonomia de até 1.000 km. O motor elétrico de 375 kW é acoplado a uma caixa de câmbio integrada de três velocidades. Todos os principais componentes do ônibus são desenvolvidos e fornecidos por parceiros europeus. A Irizar afirma estar pronta para a produção em série do i6S Efficient Hydrogen e já está trabalhando em vários projetos.