A Irizar Brasil está em um momento de expansão estratégica e comemora os resultados alcançados em 2024 e no início deste ano. Para atende a demanda crescente do mercado de mobilidade, a fábrica de Botucatu, no interior de São Paulo, vai receber investimentos entre R$ 30 e R$ 50 milhões para aumentar sua capacidade produtiva entre 20% e 25%, até o final de 2025. “O processo será está sendo lento, pois a produção não vai parar”, conta Abimael Parejo, diretor comercial da companhia.
A empresa já projeta as vendas futuras em função do aumento de produção que virá com a ampliação e modernização da unidade de Botucatu. “Temos quatro mercados que trabalhamos com maior previsibilidade, pois fechamos ‘pacotes’ anuais: Austrália, África, Chile e agora a Argentina, que também acaba de negociar um lote”, informa Parejo. Para 2026, a Irizar Brasil estuda implementar um segundo turno na produção.
A Irizar Brasil mantém seu forte foco nas exportações, atendendo América Latina, África e Oceania. “No entanto, reconhecemos o potencial do mercado brasileiro e estamos ampliando nossa presença local com ações específicas. O Brasil é um mercado estratégico, e a Irizar está sempre avaliando novas demandas e oportunidades para ampliar suas vendas no país”, comenta o executivo.
No ano passado, durante a Lat.Bus 2024, a empresa lançou para o mercado latino-americano i6S Efficient, um modelo rodoviário traz uma redução de 13% no consumo de combustível e de 30% no coeficiente aerodinâmico. “Nossa expectativa com o i6S Efficient é de reposicionar a marca no mercado. Sobretudo porque o modelo uma peça importante para os operadores, pois o veículo foi concebido e desenvolvido para melhorar os custos operacionais. Nesse sentido, a Lat.Bus foi um marco para nós, já que pudemos mostrar o produto e reforçar nossa presença no Brasil e na região”, diz Parejo.

No Brasil, o i6S Efficient está em operação em diversas empresas do estado de São Paulo. A Viação Piracicabana adquiriu quatro modelos, que atendem a linha Campinas-Bauru. “Os resultados têm sido extremamente significativos do ponto de vista operacional, confirmando os dados obtidos nos ensaios técnicos feitos no Brasil e da experiência de uso na Europa”, afirma o diretor da empresa. Já existem unidades em circulação no Chile, Uruguai, Peru, países da América Central e do Caribe. Em maio, será feito o lançamento no mercado africano.
Mercado externo-
A força da Irizar na exportação acabou afastando a marca do mercado brasileiro nos últimos anos. “O lançamento do Efficient e a participação da Lat.Bus 2024 fazem parte de um processo de retomada, que não é simples. Mesmo porque não temos atualmente capacidade produtiva para atender os pedidos dos grandes frotistas brasileiros. E não podemos abandonar os clientes que consolidamos em outros mercados”, pondera.
A ampliação da fábrica deve dar um fôlego extra para a empresa. “A gente quer colocar o veículos principais empresas brasileiras para provar a eficiência operacional do i6S Efficient e mostrar o que ele, de fato, representa para a operação tanto ponto de vista de conforto, de segurança e, sobretudo, de produtividade. É um modelo mais caro mas muito competitivo, porque o investimento retorna rapidamente por causa da economia que ele gera na operação”, completa o executivo.
Entre esses clientes consolidados da Irizar Brasil no exterior, estão as principais minas de cobre do Chile e do Peru, que utilizam os ônibus da marca para o transporte dos trabalhadores. “São operações muito desafiadoras, principalmente no Peru, devido às condições climáticas e topográficas. São viagens muito longas que demandam ônibus confortáveis e com altos níveis de segurança. Nos tornamos líderes nesse segmento, atendendo as maiores minas do mundo”, diz Parejo.

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