Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve recuo de 6,11% nos emplacamentos de ônibus em março (2.230 veículos emplacados), na comparação com o mês anterior (2.335 unidades). Já em relação a março do ano passado, o crescimento foi de 8,99%, enquanto no acumulado do ano, houve avanço de 27,82%, com a venda de 6.726 ônibus. Em 2024, no mesmo período, haviam sido comercializados 5.317 unidades.
Na avaliação da Fenabrave, a retração nos emplacamentos de ônibus em março não compromete o bom desempenho no trimestre e ocorreu em virtude do número de dias úteis no mês. “A demanda por renovação de frota, em sistemas urbanos, turismo e programas públicos, como o Caminho da Escola, segue sustentando o crescimento no ano. A queda pontual em março reflete mais o menor número de dias úteis e uma oscilação no fluxo de entregas do que um recuo de mercado”, observa Arcelio Junior, presidente da entidade.
No mercado automotivo como um todo, o mês de março registrou 379.383 unidades emplacadas, o que representa crescimento de 5,4% em relação a fevereiro de 2025 e de 5,7% na comparação com março do ano passado. Com esse desempenho, o setor alcança o melhor primeiro trimestre desde 2008, acumulando mais de um milhão de veículos licenciados.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.