Estação Água Branca será modernizada e ampliada

Com investimento de R$ 1,3 bilhão, as obras de ampliação estão previstas para começarem ainda este ano

Redação

A TIC Trens, concessionária responsável pela operação e manutenção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intercidades), além da futura operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos de São Paulo, será responsável pelas obras de modernização e ampliação da estação Água Branca.

A estação Água Branca, que atualmente atende cerca de 30 mil pessoas no horário de pico, será um dos principais hubs de mobilidade do estado, interligando as linhas 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, as linhas 3-Vermelha e 6-Laranja do Metrô, além do TIC Eixo Norte (Campinas) e TIC Eixo Oeste (Sorocaba).

As obras de ampliação da estação incluem a implantação de plataformas para atender o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, além dos trens da Linha 9-Esmeralda e do futuro TIC Eixo Oeste. Também está previsto o remanejamento da Linha 8-Diamante entre as estações Barra Funda e Lapa, que permitirá que esse ramal também acesse a Água Branca.

Considerando a complexidade do projeto, as obras serão divididas em etapas: na primeira fase ocorrerá o atendimento da integração da Linha 6-Laranja com a Linha 7-Rubi, previsto ainda para o segundo semestre de 2026; na segunda fase ocorrerá a integração com as linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e o TIC Campinas; e a terceira fase será a preparação para a conexão com a Linha 3-Vermelha e o TIC Sorocaba.

Os investimentos da TIC Trens no local prevêem melhorias e ampliação nas plataformas de embarque, criação de acessos em nível, mezzanino, novas bilheterias, nova sala de supervisão operacional e toda estrutura num amplo e moderno edifício. Os aportes já estavam previstos no contrato do TIC Eixo Norte, assinado com a TIC Trens em maio de 2024.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também