A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (31/03) o início do programa Mamãe Tarifa Zero, uma nova modalidade de gratuidade no transporte público para a população de baixa renda. Têm direito à gratuidade nos ônibus municipais os responsáveis legais por crianças matriculadas nas creches municipais, independentemente do grau de parentesco, podendo ser a mãe, pai, avós, tios, desde que esteja cadastrado junto à creche.
Serão beneficiadas crianças de até quatro anos, devidamente matriculadas em uma creche da rede municipal, que morem a mais de 1,5 quilômetro da instituição e a família esteja registrada no CadÚnico. Os menores que já são atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG) ou cujo responsável tenha mais de 60 anos ou Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência não terão direito à gratuidade.
A estimativa inicial é de que cerca de 15 mil pessoas sejam beneficiadas. A partir desta segunda, a SPTrans disponibiliza o site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero para solicitação do Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero. O responsável pela criança poderá consultar pela internet se tem direito à gratuidade, de acordo com a relação disponibilizada pela Secretaria de Educação. Quem tiver direito receberá o cartão no endereço que escolher em até dez dias. A gratuidade estará liberada para recarga em até três dias contados do recebimento do cartão.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.