A 120ª reunião do Fórum Nacional de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que começa hoje (26/03), reúne mais de 120 especialistas e lideranças do segmento em evento dentro do Smart City Expo Curitiba 2025, na Ligga Arena. Na pauta, discussões com foco na melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.
Hoje, foi anunciada a nova direção do Fórum, que passa a contar com Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), como presidente da entidade. Maína Celidônio, secretária de transportes da cidade do Rio de Janeiro, assume como vice-presidente.
Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade urbana de João Pessoa (PB), é o novo diretor região Nordeste do Fórum; Adão de Castro, secretário de mobilidade de Porto Alegre (RS), diretor região Sul; Tarcísio Abreu, secretário SET de Goiânia (GO), diretor da região Centro-Oeste; Vinícius Riveretti, presidente da Endec – Campinas diretor da região Sudeste; e Francisco Seixas Tadeu de Lima, secretário da ATTM de Palmas (TO), diretor da região Norte.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que abriu a sessão, disse que a ideia é fazer com que Curitiba continue a ser referência no transporte coletivo do país com integração metropolitana, descarbonização da frota e grandes investimentos em infraestrutura e eficiência. Pimentel também destacou a importância do diálogo entre o governo federal e os municípios principalmente dentro do projeto do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, aprovado no Senado e que vai ser apreciado na Câmara dos Deputados.
Para Ogeny Pedro Maia Neto, o Fórum tem papel importante no debate do projeto, principalmente em relação ao custeio das gratuidades, que deixam de ser atribuição somente dos municípios. “O plano traz avanços e mudanças que precisam ser discutidas com os municípios. E o Fórum tem a missão de levar luz sobre essas questões para os municípios, que também vão debater o tema nos Fóruns regionais, que começam em maio”, afirmou.
O Fórum de Mobilidade reúne, até amanhã (27/3), especialistas das áreas de transporte coletivo e trânsito do país e vai discutir temas como a Política Nacional de Mobilidade Urbana, modelos de aquisição de ônibus e o andamento do PAC da Mobilidade, segurança no trânsito, fiscalização eletrônica de velocidade e papel das escolas públicas de trânsito.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.