Reino Unido apresenta o primeiro ônibus double decker com tecnologia de célula de hidrogênio do mundo

O modelo oferece 20% de economia em custos de combustível, 30% de economia em peças de manutenção ao longo de 15 anos

Marcia Pinna

A Wrightbus, tradicional fabricante de ônibus do Reino Unido, revelou recentemente o Streetdeck Hydroliner 2.0, o primeiro ônibus de dois andares (DD) movido a hidrogênio do mundo. Este ônibus de célula de combustível de última geração é considerado um marco significativo na mudança para o transporte público de emissão zero, com mais autonomia e maior capacidade de passageiros.

O motor de célula de combustível FCmove®-HD é projetado para veículos de médio a pesado, e se beneficia da tecnologia de membrana de troca de prótons (PEM), que aumenta a potência, a eficiência e a confiabilidade. O motor não requer proteção contra congelamento e tem custo de manutenção 30% menor em 15 anos. O novo sistema de transmissão Voith VEDS MD, proporciona 20% menos custos de combustível.

O tempo necessário para reabastecimento é de oito minutos para mais de 300 milhas (cerca de 485 km) de autonomia. Desde sua introdução em 2021, o Hydroliner original cobriu mais de dois milhões de milhas (3,83 milhões de Km aproximadamente) em várias rotas no Reino Unido e na Europa, incluindo cidades como Londres, Birmingham e Belfast.

O desenvolvimento do ônibus foi parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Centre (APC) apoiado pelo governo do Reino Unido, que apoiou o redesenho e a homologação do Hydroliner, facilitando uma nova frota de seis veículos para transporte público no Reino Unido.

Em 2019, 95% dos pedidos da Wrightbus eram de modelos movidos a diesel, mas agora, 95% dos ônibus produzidos em sua fábrica de Ballymena são de emissão zero.

Não é necessário carregar o ônibus à noite, segundo o fabricante

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