A prefeitura de São José dos Campos anunciou na terça-feira (18) o novo modelo de transporte público a partir dos ônibus elétricos, que começam a circular na cidade gradativamente a partir de setembro deste ano. O sistema contará com 400 veículos elétricos, zero quilômetro, com tecnologia embarcada (que permite monitorar o desempenho, horários de partida, chegada e trajeto), ar-condicionado, piso baixo, carregador USB.
A licitação para a locação de 400 ônibus elétricos para o transporte público em São José dos Campos foi concluída com a garantia legal de R$ 20,3 milhões (seguro garantia) apresentada pela empresa Green Energy S.A. O contrato foi assinado dia 07/02. A empresa tem cerca de seis meses para iniciar a entrega dos primeiros veículos que começarão a circular pelas ruas da cidade, substituindo gradativamente a frota atual.
A implementação do transporte público 100% elétrico é um dos principais compromissos do Plano de Gestão 2025-2028. Até setembro de 2026, a frota estará completa. O sistema também contará com novas linhas de ônibus e mais horários. São José do Campos será a primeira cidade do país a ter frota 100% elétrica.
Os ônibus elétricos irão reduzir os custos de operação em relação à frota a diesel. Esses veículos também geram menos despesas com a manutenção. A energia sustentável se origina de fontes alternativas já previstas anteriormente pela prefeitura, como a que é gerada pelo biogás captado no aterro sanitário, a fazenda fotovoltaica e a compra de energia limpa no mercado. O sistema contará com 144 carregadores elétricos para os ônibus, distribuídos em oito estações pelo município.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.