Daimler Buses celebra 30 anos dos ônibus Mercedes-Benz e Setra sob o mesmo teto

A Daimler Buses GmbH foi fundada em 1995 pela fusão da divisão de ônibus da antiga Daimler-Benz AG e da divisão de ônibus da Karl Kässbohrer Fahrzeugwerke GmbH

Redação

A Daimler Buses GmbH está celebrando seu 30º aniversário. Em 23 de fevereiro de 1995, a EvoBus GmbH foi estabelecida com a fusão da divisão de ônibus da antiga Daimler-Benz AG e da divisão de ônibus da antiga Karl Kässbohrer Fahrzeugwerke GmbH, sediada em Ulm. Desde então, os ônibus das marcas Mercedes-Benz e Setra operam sob o mesmo teto. Em 2023, a empresa foi renomeada para Daimler Buses GmbH. Subsidiária integral da Daimler Truck, é responsável pelas atividades de ônibus na Europa e também faz parte do segmento global Daimler Buses do Grupo.

Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Em 1995, lançamos as bases para uma verdadeira história de sucesso e reunimos o melhor de ambos os mundos. Hoje, somos líderes em nossos principais mercados estratégicos e, com unidades de produção em Mannheim e Neu-Ulm, somos o único fabricante de ônibus acima de 8 toneladas que produz na Alemanha. Isso é algo do qual podemos nos orgulhar. Estou convencido de que estamos bem-posicionados para o futuro e continuaremos impulsionando a transformação do transporte de passageiros localmente neutro em CO² com nossos veículos.”

Bruno Buschbacher, presidente do conselho geral de trabalhadores da Daimler Buses GmbH: “Desde a fusão, os conselhos de trabalhadores nas unidades de Mannheim e Neu-Ulm trabalharam junto aos funcionários para superar muitos desafios, permitindo que os ônibus urbanos Mercedes-Benz e os ônibus rodoviários e intermunicipais Setra se consolidassem em um mercado altamente competitivo. A visão para 2033, que acordamos com a empresa há dois anos, tornou a produção de ônibus na Alemanha competitiva no longo prazo. Isso ajudará a garantir bons e atrativos empregos em ambas as localidades.”

No ano passado, a Daimler Buses vendeu cerca de 26.600 unidades em todo o mundo e empregava mais de 15.000 funcionários, marcando mais um ano de sucesso.

A fusão da unidade de ônibus da marca Mercedes-Benz da antiga Daimler-Benz AG com a marca de ônibus Setra da antiga Karl Kässbohrer Fahrzeugwerke GmbH foi um desafio para os envolvidos. Como ambas eram líderes de mercado na indústria de ônibus, primeiro foi necessário superar obstáculos políticos e antitruste. A população de Ulm e Neu-Ulm apoiou a fusão e foi às ruas para demonstrar seu apoio em 1º de fevereiro de 1995. Após a aprovação da revisão antitruste pelo governo federal alemão e com o apoio de toda a região, a EvoBus GmbH foi estabelecida em 23 de fevereiro de 1995.

Produção de longo prazo na Alemanha

Estabelecer uma rede de produção eficiente entre o tradicional local da Daimler-Benz em Mannheim e as fábricas da Kässbohrer em Neu-Ulm, Holýšov (República Tcheca) e Ligny-en-Barrois (França) já era um dos objetivos estratégicos quando a empresa foi fundada. Ao longo dos anos, a Daimler Buses expandiu sua rede de produção para incluir outras unidades em Samano (Espanha) e Hosdere (Turquia).

Até hoje, a empresa mantém essa rede de produção, com as duas unidades alemãs de Mannheim e Neu-Ulm desempenhando papéis fundamentais: a planta de Mannheim é o centro de competência para ônibus urbanos elétricos, enquanto a planta de Neu-Ulm é o centro de competência para ônibus rodoviários de todos os tipos de propulsão e o único local que fabrica ônibus Setra. A Daimler Buses planeja investir cerca de 150 milhões de euros nas duas unidades alemãs até o final da década.

Por sua vez, a Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus.

Foco na eletrificação

A Daimler Buses tem um plano claro para a eletrificação de seus veículos em todos os segmentos. Seguindo a estratégia dupla da empresa-mãe Daimler Truck, a Daimler Buses aposta tanto em tecnologias elétricas à bateria quanto naquelas baseadas em hidrogênio.

O ônibus urbano totalmente elétrico Mercedes-Benz eCitaro está em produção em série desde 2018. Desde 2023, o veículo também está disponível com uma célula de combustível a hidrogênio como extensor de alcance. O ônibus intermunicipal elétrico à bateria Mercedes-Benz eIntouro está previsto para 2026. Além disso, a Daimler Buses planeja ter ônibus rodoviários eletrificados em seu portfólio até o final da década.

A Daimler Buses pretende oferecer modelos neutros em CO², movidos à bateria ou hidrogênio, para aplicações locais em cada segmento até 2030. Inicialmente, o foco será nos principais mercados da Europa e da América Latina. Até 2039, apenas novos veículos neutros em CO² serão vendidos para aplicações locais no mercado principal da Europa. No segmento de ônibus urbanos, isso deve acontecer já em 2030.

Além disso, a Daimler Buses já está fornecendo sua expertise para apoiar seus clientes na transição para ônibus elétricos. Em junho de 2023, a empresa estabeleceu uma nova subsidiária, a Daimler Buses Solutions GmbH, totalmente especializada no design e desenvolvimento de infraestruturas elétricas e de hidrogênio.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também