Hidrogênio avança para disputar espaço na descarbonização

O Brasil está desenvolvendo formas de ter hidrogênio sustentável e competitivo. E mais: pedágio urbano, abertura das janelas extraordinárias pela ANTT e Arena ANTP

Marcia Pinna

Com Podcast do Transporte

O hidrogênio vai ganhando força para se tornar viável como a energia da descarbonização. O diretor da unidade de Energia do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, João Carlos Sávio Cordeiro, contou ao Podcast do Transporte que o Brasil está desenvolvendo formas de ter hidrogênio sustentável e competitivo. Com o etanol como fonte, o hidrogênio pode ser produzido diretamente nos postos de combustível. As pesquisas apontam para a produção de hidrogênio a partir de fontes como restos de cana e até dejetos de porcos.  

Ataque de Trump ao pedágio urbano em NY faz debate mundial voltar perto do zero

O coordenador do laboratório de políticas públicas do Mackenzie em São Paulo, Valter Caldana, aponta que o assunto “pedágio urbano” é tão polêmico que atraiu a atenção até do presidente dos Estados Unidos. Para o arquiteto e urbanista, continuamos perplexos diante da dificuldade de diminuir o uso do automóvel e principalmente, diminuir a necessidade do uso do carro.

Ar-condicionado em ônibus não é mimimi 

O editor-chefe do Diário do Transporte, Adamo Bazani, reflete sobre a necessidade dos ônibus urbanos agregarem cada vez mais itens de conforto, por exemplo, ar-condicionado, e tratarem bem o seu “cliente”. Para ele as autoridades e empresas de ônibus erram em não tornar os ônibus mais competitivos diante da concorrência de carros e moto por aplicativo além de veículos próprios. Ônibus desconfortáveis perdem passageiros, o que gera prejuízos e desequilíbrio nas tarifas, num ciclo vicioso perverso para o sistema de transporte e para o meio ambiente.

Preocupação em relação às janelas extraordinárias da ANTT

A editora da revista Technibus, Márcia Pinna entrevistou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), Paulo Porto Lima, que demonstrou preocupação com relação às janelas extraordinárias abertas pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), com o intuito de atrair interessados para linhas em regiões desassistidas. Além da possibilidade de judicialização por parte de empresas que que se julguem prejudicadas por novas concorrências, Paulo Porto indicou possíveis brechas para aventureiros, empresas que precarizam o mercado com riscos para a segurança da estrada.  

Arena ANTP: proximidade da COP30 é chance de mostrar experiências em descarbonização

Luiz Carlos Néspoli, o Branco, comenta sobre a proximidade da Arena ANTP, em outubro, com a COP30 em Belém no mês seguinte. O superintendente da ANTP diz que a associação vai colocar a questão do meio ambiente e sustentabilidade como uma das vertentes da Arena e que há muita experiência acumulada na área para mostrar. Ele acredita que o conteúdo será uma demonstração dos avanços do Brasil, que receberá o evento mundial. Arena ANTP será de 28 a 30 de outubro no Transamérica Expo Center.

Como conciliar a redução de emissões com a crise financeira em tempos de Trump?

Em seu editorial, Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes e nosso apresentador, levanta questionamento sobre as dificuldades no equilíbrio entre a sustentação financeira dos contratos de prestação de serviço de transporte e os esforços com a eletrificação das frotas, visando a descarbonização. Para apimentar este ambiente, estamos sob Donald Trump, o presidente americano que chamou as mudanças climáticas de “tapeação”. Pelegi apontou a importância de eventos como o Arena ANTP, que vai ter um olho no Brasil e outro no que acontece pelo exterior.

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