Conheça os destinos mais procurados para o Carnaval, segundo a ClickBus

Estimativa mostra um crescimento de 30% nas vendas de passagens rodoviárias, com destaque para destinos tradicionais e emergentes no Carnaval

Marcia Pinna

A ClickBus, aplicativo de vendas de passagens rodoviárias, espera para o Carnaval deste ano ultrapassar a marca de um milhão de bilhetes vendidos, um aumento de 30% em comparação a 2024, quando a empresa registrou a emissão de 792 mil passagens para o período.

De acordo com a plataforma, o fluxo de passageiros se concentra nos grandes centros urbanos e cidades litorâneas. Rio de Janeiro e São Paulo, conhecidos por seus blocos de rua e desfiles, seguem como os principais pontos de chegada e saída, tendo um aumento nas buscas por passagens rodoviárias de, respectivamente, 41,9% e 37,5%, em relação a 2024. Já Curitiba e Porto Alegre vem atraindo turistas que preferem um Carnaval mais tranquilo, enquanto Florianópolis e o litoral paulista são destinos tradicionais.

Entre as rotas mais movimentadas para o feriado estão os trechos entre São Paulo e Rio de Janeiro, além das conexões entre Curitiba e Florianópolis. O litoral paulista, com destinos como Praia Grande e Guarujá, também registra alta procura.

Recife, Olinda e Salvador também se destacam entre as escolhas dos foliões. A capital de Pernambuco, por exemplo, teve um aumento de 75,5% nas buscas por passagens rodoviárias em relação a 2024. Além disso, Belo Horizonte tem se consolidado como um dos principais destinos para o Carnaval, chegando a taxa de 72,5% de aumento das buscas por passagens.

Aumento de demanda –

Segundo pesquisa de julho de 2024 do Google encomendada à Offerwise o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar, superando o carro próprio (44%) e o avião (32%). 

“Observamos um aumento expressivo na busca por passagens para o Carnaval já nas primeiras semanas do ano, o que reforça a relevância do feriado como um dos períodos mais movimentados para o turismo rodoviário. Além do aumento na procura das passagens, vemos crescer uma tendência entre os turistas de curtir um carnaval mais descentralizado. Isso significa que trechos menos convencionais estão sendo cogitados e muitas vezes escolhidos pelos turistas, que buscam uma experiência mais exclusiva e diversificada. Nosso objetivo é facilitar o acesso dos viajantes aos destinos mais procurados, garantindo uma experiência de compra rápida e segura”, destaca Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus.

Elbert Leonardo, vice-presidente comercial da ClickBus (Divulgação)

Segundo a plataforma, as vendas e buscas devem aumentar consideravelmente nos dias que antecedem o feriado, devido à compra tardia de passagens. Reforçando este comportamento, a pesquisa do Google revelou que mais da metade (61%) dos viajantes brasileiros declararam comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa (13%) comprando no próprio dia, destacando a comodidade de encontrar passagens disponíveis a qualquer momento como um ponto positivo.

Com a expectativa de um Carnaval intenso nas estradas, a ClickBus reforça a importância do planejamento antecipado para garantir melhores opções de horários e preços. “Tivemos momentos como Rock in Rio, show da Madonna e Réveillon onde os viajantes experimentaram flutuações de preços e, por isso, incentivamos que os foliões que buscam as melhores ofertas já pesquisem por opções de preços, assentos e viações com antecedência”, reforça Elbert Leonardo.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também