A inspetora de tração da Supervia, Cristiane Sousa, juntamente com Luiz Alexandre, da área de material rodante, e Guilherme Paixão, da engenharia de material rodante, construíram um simulador de trens portátil que reproduz a malha ferroviária do Rio de Janeiro.
O simulador conta uma mesa semelhante ao painel da cabine dos maquinistas, com alavanca de tração, botões de abrir e fechar as portas da composição, buzina, além das imagens e sons que reproduzem o sistema da empresa. Muito além do lazer, o aparelho vai contribuir para as ações educativas das SuperVia nas escolas do entorno da malha e nas ações sociais da organização.
“A SuperVia tem simuladores para fazer a capacitação dos maquinistas e futuros maquinistas do time, mas a nossa ideia era tornar mais acessível essa experiência incrível que é operar um trem. E com o simulador vamos conseguir fazer isso. Vamos levá-lo em eventos, ações sociais, conscientizações em escola. As pessoas vão poder viver um pouco o lado de quem está à frente das viagens”, disse Cristiane Sousa.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.