O governo federal e o governo de São Paulo, por meio do ministério de portos e aeroportos (MPor), formalizaram o convênio que viabiliza a construção do túnel imerso Santos-Guarujá. Com isso, o edital com os documentos do projeto será publicado no dia 27 de fevereiro. O leilão está previsto para ocorrer no dia 1º de agosto.
Com investimento de R$ 6 bilhões, esté será o primeiro túnel submerso do Brasil e o maior da América Latina, garantindo mais segurança e agilidade no deslocamento entre Santos e Guarujá. O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e é a a maior obra de infraestrutura do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Toda a estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersa. Haverá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.