Com Agência Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que a partir de 1º de março deste ano o acesso ao transporte público, seja no metrô, seja nos ônibus – incluindo BRT e Zebrinhas -, será gratuito aos domingos e feriados. A medida tem como objetivo valorizar a população e também fortalecer o comércio, a economia e o turismo da capital federal.
De acordo com o governador, o governo vai trabalhar para que, no futuro, o transporte público seja integralmente gratuito para toda a população.
Responsável pelo sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal (STPC-DF), a secretaria de transporte e mobilidade (Semob) divulgará as regras para o acesso gratuito aos domingos e feriados na próxima semana. A pasta também estima que, em um ano, a arrecadação com as viagens feitas aos domingos e feriados chegue a R$ 30 milhões, valor que o governo vai deixar de receber com a gratuidade das passagens, mas vai ganhar em outras áreas com a maior movimentação de pessoas em diferentes regiões.
A Semob explica que as frotas de ônibus estão preparadas para o aumento da demanda e que as linhas podem ser otimizadas em questão de horários para atender à população. “Nos locais onde estudamos, em São Paulo, por exemplo, houve um aumento de 30% dos acessos aos domingos. Esse aumento o sistema está preparado para absorver, porque temos oferta de vagas nos ônibus, eles estão preparados para absorver isso. Com a mesma frota poderemos fazer ajustes nas linhas mais acessadas e procuradas”, detalhou o secretário de transporte e mobilidade, Zeno Gonçalves.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.