Vendas de ônibus registram alta em janeiro

Na comparação com janeiro do ano passado, o segmento de ônibus registrou expansão de 41,72%, impulsionado pelo emplacamento de escolares e o momento favorável do turismo e do urbano

Marcia Pinna

Segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em janeiro deste ano, foram emplacados 341.435 veículos em geral, o que representa alta de 5,9% na comparação com janeiro do ano passado e é o melhor desempenho para o mês desde 2015.

De acordo com o presidente da entidade, Arcelio Junior, o resultado aponta recuperação do mercado automotivo, sobre janeiro do ano passado, apesar da queda registrada em quase todos os segmentos, em relação a dezembro de 2024. “O mês de janeiro é, historicamente, pior do que dezembro, pois é um período com características singulares e que influenciam o desempenho de emplacamentos”, comenta.

Influenciado pelo programa federal Caminho da Escola e pelo crescimento do transporte urbano e do turismo, o mercado de ônibus teve a maior alta do setor em relação a janeiro do ano passado. Em comparação com dezembro de 2024, janeiro registrou uma queda de 15,54%. Já em relação a janeiro do ano passado, o crescimento foi de 41,72%.

“As empresas de transporte de passageiros têm mostrado boa recuperação nos últimos meses, o que reflete, diretamente, no crescimento das vendas de ônibus. Mas vale destacar que a elevada variação percentual no segmento se deve ao programa Caminho da Escola, que ainda tem importante percentual dos 16.000 ônibus pendentes de pedidos, por parte das prefeituras”, avalia Arcelio Junior.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também