O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, comandou, na manhã desta terça-feira (4/2), uma reunião de trabalho sobre os estudos de formatação do novo contrato de concessão do transporte coletivo com secretários, representantes do BNDES e do consórcio que coordena o projeto. Durante o encontro, o prefeito reforçou o objetivo de lançar o edital da concessão ou Parceria Público Privada (PPP) em setembro de 2025.
A nova concessão prevê a modernização do sistema, a reestruturação dos serviços de mobilidade da Rede Integrada de Transporte (RIT) e a descarbonização gradual da frota, com forte aposta em ônibus elétricos.
Além do modelo a ser adotado – se concessão convencional ou PPP – estão sendo avaliados o tempo de transição para a implantação do novo contrato (período entre o lançamento do edital, do leilão e o início do novo modelo) e a estruturação econômico-financeira. Além disso, os estudos contemplam, no âmbito do novo contrato, a descarbonização da frota, com a aquisição de ônibus elétricos e a implantação de uma rede de recarga.
O novo modelo de concessão vai substituir o atual, que foi assinado em setembro de 2010 e que tem validade de 15 anos. No edital será definido o novo modelo de negócio do sistema, com regras de atuação, integração, investimentos, remuneração, garantias e prazo da concessão do transporte coletivo.
Frota nova –
O prefeito Eduardo Pimentel entregou 60 novos ônibus que passam a integrar a frota do transporte coletivo na capital. Com essa entrega, são 100 veículos novos adquiridos desde dezembro do ano passado.
Os novos ônibus fazem parte de um pacote de 187 veículos que devem ser entregues até o fim de março. Ao todo, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus
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