A Praxio – especialista em tecnologia para transporte de passageiros por ônibus e presente em mais de 50% das médias e grandes empresas desse setor no Brasil, vertente de mobilidade da nstech, líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics – divulgou o aumento de 60% na venda de passagens por canais digitais em 2024.
Os dados, provenientes dos clientes que utilizam o sistema de gestão de vendas Luna, comprovam a crescente digitalização do mercado de transporte rodoviário, evidenciando o papel da tecnologia na integração de canais e na expansão das oportunidades de venda.
Os marketplaces impulsionaram esse crescimento, com um aumento de 70% nas vendas em relação a 2023. O WhatsApp também se destacou como canal estratégico, atendendo à demanda dos consumidores por conveniência e agilidade na compra de passagens.
Além disso, a centralização de dados permitiu uma análise mais precisa dos resultados financeiros, revelando um aumento de 44% na receita dos clientes do sistema Luna em dezembro de 2024, comparado a dezembro de 2023.
“A tecnologia certa faz toda a diferença para empresas que buscam otimizar sua gestão de faturamento. Com soluções como o Luna, integramos informações de todos os canais de venda, digitais ou tradicionais, proporcionando uma visão 360º para o gestor”, comenta Emerson Grandi, CEO da Praxio.
Dezembro também foi o mês de maior volume de vendas no ano passado, seguido por julho e outubro. Embora julho e dezembro tradicionalmente apresentem alta demanda devido às férias escolares, outubro surpreendeu com um crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano anterior.
O resultado, aponta Grandi, pode estar relacionado a feriados, como o Dia das Crianças, celebrado em outubro. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data movimenta bilhões, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
Segundo o CEO, datas comemorativas, feriados e eventos representam excelentes oportunidades para empresas do setor rodoviário explorarem estratégias de retenção e fidelização de clientes, e alerta sobre essa tendência para 2025.
“O Luna Fidelidade, nova solução que atua integrada ao sistema Luna, permite a criação de campanhas personalizadas com base no comportamento do consumidor e a implementação de sistemas de cashback para incentivar a recorrência, transformando momentos pontuais de alta demanda em receitas consistentes a longo prazo”, explica ele.
“O setor de transporte rodoviário está em constante evolução, e a Praxio tem o compromisso de acompanhar essas mudanças, oferecendo tecnologias que antecipem tendências e melhorem os resultados das empresas”, finaliza Grandi.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.