A Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia 2025 com boas perspectivas para seus negócios no mercado de ônibus. “Estamos começando o ano num bom momento”, disse Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em entrevista à Technibus.
Em 2024, a empresa alcançou 27% de participação no mercado de ônibus – especialmente no segundo semestre –, crescendo dez pontos percentuais em relação a 2023, quando obteve 17%. “A empresa estreitou bastante a diferença do primeiro colocado, melhorou muito o volume e cresceu em participação. Agora estamos bem fortalecidos e tudo o que prometemos na Lat.Bus no ano passado foi entregue no ano”, revelou Alouche.
No programa Caminho da Escola, a Volkswagen continua na liderança, com 41,8% de participação, e tem pedidos de ônibus escolares com programação de entrega até julho deste ano. “Mas o market share da empresa não está subindo somente devido ao Caminho da Escola. Todos os modelos de ônibus – urbano, fretamento, rodoviário de 320 cv e os micros – estão tendo grade aceitação do mercado”, destacou Alouche.
“A aceitação dos ônibus Euro 6 é a melhor dos últimos tempos. Os novos modelos estão econômicos, robustos e encantando novos clientes que não tinham Volkswagen nas suas frotas e isso nos dá uma perspectiva de crescimento e com potencial ainda maior em relação ao ano passado.”
Estabilidade –
Para o mercado de ônibus no Brasil, o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen projeta um ano de estabilidade em 2025, sem avanço em relação a 2024, que foi considerado um ano ótimo para o setor. “Tirando os ônibus do Caminho da Escola, o qual é a cereja do bolo e veio para agregar, o segmento deverá seguir a projeção da Anfavea e ter um crescimento zero neste ano”, disse Alouche.
Mesmo com a chegada dos veículos elétricos, o mercado não terá grande incremento, segundo Alouche, porque o volume ainda é pequeno. E várias cidades, como São Paulo, estão definindo qual a proporção de ônibus a diesel que estarão em operação no sistema de transporte coletivo. “Entendemos que essa discussão vai levar de 60 a 90 dias para se estabilizar”, comentou.
No segmento de urbanos, a Volkswagen já está entregando ônibus do modelo 17.230 com motor dianteiro e suspensão a ar para a cidade de Belém, no Pará. “Os veículos foram adquiridos por meio de verba do PAC e a compra está sendo impulsionada pela COP 30.
Do total de 265 veículos que serão comprados pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), 133 unidades vendidas na licitação pública são da Volkswagen. “Já foram enviados 37 ônibus para o Pará e o restante será entregue ainda no primeiro semestre de 2025, seguindo cronograma da própria Artran”, revelou Alouche.
Em sua análise sobre o mercado de ônibus, Alouche afirmou que há expectativas de avanços no segmento de urbanos. “Este segmento necessita de renovação porque muitas cidades ainda têm frotas antigas, com idade superior ao limite estabelecido para a lei local, decorrentes da não renovação durante a pandemia. O fretamento está bem e, se a indústria continuar crescendo em 2025, este mercado também crescerá.”
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