Goiânia aposta na metronização como solução para melhorar a mobilidade urbana de Goiânia. Segundo a prefeitura, o conceito envolve a sincronização dos semáforos ao longo dos corredores do sistema BRT, o que vai permitir que os ônibus circulem sem interrupções nos cruzamentos e operem com eficiência semelhante à de metrô.
Para o prefeito Sandro Mabel um dos grandes desafios da capital é a falta de fluidez no trânsito, com semáforos sem priorização, velocidade média de apenas 16 km/h nos corredores do sistema BRT e outros problemas que dificultam o deslocamento. “A detecção do veículo será feita por meio de tags eletrônicas e com os sensores inteligentes instalados nos controladores de semáforos. Os ônibus vão andar como metrôs nos corredores do sistema BRT”, detalha.
Com a implantação da metronização, prevista para a partir de março, a velocidade média dos corredores deve ultrapassar 21 km/h, ou seja, ganho de no mínimo 30% no tempo de deslocamento, já que hoje a média é de 16 km/h. O sistema vai funcionar com apoio de uma central de controle que coordenará o funcionamento em tempo real.
A prefeitura de Goiânia também trabalha na abertura de pontos de conversão à direita em cruzamentos estratégicos. Aproximadamente 180 pontos serão ajustados, com cerca de dez intervenções semanais.
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