Em São José dos Campos, os ônibus elétricos da Linha Verde ultrapassaram a marca de três milhões de embarques. Implantado em 1º de agosto de 2022, o sistema é operado por 12 veículos leves sobre pneus (VLP). Do total de usuários, 55,87% utilizaram o serviço no ano passado, indicando um crescimento constante no número de pessoas que passaram a utilizar a modalidade de transporte público nesses 29 meses de operação. A Linha Verde funciona de forma integrada com as demais linhas em 13 estações de embarque e desembarque.
Pagamento
No VLP, o próprio passageiro valida a passagem nos equipamentos instalados próximos das portas de entrada do veículo. O pagamento das viagens pode ser feito pelo bilhete único, cartão de crédito e débito por aproximação e carteiras digitais.
Quem usa o bilhete único tem direito à integração pelo período de duas horas, como ocorre nas demais linhas de ônibus. Já com o cartão e a carteira digital é possível pagar até três passagens por viagem/validador no intervalo de 15 minutos.
Modelo
Os veículos da Linha Verde são fabricados pela BYD e Marcopolo, com motorização elétrica a bateria. Eles têm 22 metros de comprimento e capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. As poltronas são estofadas, com apoio de cabeça, e têm entradas USB para carregar equipamentos eletrônicos. Além de estar equipado com monitores no teto, rádio e alto-falantes, todo VLP dispõe de sistema de desinfecção instalado no ar-condicionado e acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.