O Grupo Škoda ganhou uma licitação para a entrega de até 70 trólebus para a capital da Estônia, Tallinn. O contrato de 50 milhões de euros autoriza a empresa a fornecer 22 trólebus de 18 metros e 33 toneladas de refrigeração (Tr) e 18 trólebus de 12 metros e 32 Tr para a transportadora local Aktsiaselts Tallinna Linnatransport, e também inclui responsabilidades totais de manutenção e serviços para todos os veículos entregues.
Parte de um dos vários contratos recentes da Škoda para a região do Báltico, cada modelo de trólebus será equipado com uma bateria alternativa, o que amplia as capacidades operacionais em até 25 km sem uma linha aérea. Os veículos também serão equipados com ar condicionado, sistemas de informação modernos, conectividade wi-fi e um conjunto de recursos de acessibilidade, incluindo um design de piso totalmente baixo, rampa elétrica e portas deslizantes.
A propulsão dos veículos será feita por equipamentos baseados em elementos IGBT, todos com recursos de diagnóstico, além de acesso remoto aos sistemas do veículo. Cada trólebus 33Tr de 18 metros também será equipado com dois eixos motrizes, melhorando a adequação do veículo em condições de inverno. A entrega dos trólebus está prevista para começar no primeiro semestre de 2026.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do transporte coletivo e da Mobilidade: