Qualificar ainda mais as competências técnicas-operacionais dos colaboradores, de modo que estejam preparados para a fase de operação da Linha 7-Rubi, que conecta Jundiaí ao centro da capital paulista, é um dos principais objetivos da TIC Trens. A meta é possibilitar que os colaboradores se gabaritem para prestar os melhores serviços aos passageiros na fase de operação da Linha 7-Rubi que se inicia em 26 de novembro de 2025, segundo obrigações contratuais.
São treinamentos em operação e manutenção, realizados pela CPTM, que começaram em 1º de dezembro de 2024 e estão em andamento. As atividades de capacitação incluem tanto conteúdo teórico, ministrado em sala de aula quanto atividades práticas realizadas em campo. O objetivo é garantir o funcionamento ideal dos recursos e proporcionar os conhecimentos necessários para prestar à população um serviço de qualidade, com foco na melhoria contínua até novembro deste ano.
Até o momento, foram realizados diversos treinamentos na área de manutenção, abrangendo material rodante, bloqueios, telecomunicações, energia (média e baixa tensão), sistemas auxiliares, escadas rolantes e manutenção civil. Atualmente, estão em andamento os treinamentos teóricos e práticos em sinalização, que envolvem os sistemas utilizados para controlar o movimento dos trens, bem como na área de via permanente, que abrange a estrutura dos trilhos, elementos de fixação, ligações ferroviárias e lastro, fundamentais para garantir a segurança e a confiabilidade da operação.
Outras atividades de capacitação estão programadas para as próximas semanas.