Autopass avança para assumir sistema de bilhetagem Jaé, da prefeitura do RJ

Empresa paulista afirma que possui expertise para viabilizar sistema eletrônico para o transporte público carioca e que a aquisição do sistema faz parte da estratégia de crescimento e inovação da Autopass

Marcia Pinna

A Autopass informa que está em negociações avançadas para a aquisição do sistema de bilhetagem eletrônica Jaé, do Rio de Janeiro. Especializada em soluções tecnológicas inovadoras para o transporte público da região metropolitana de São Paulo e em diversas cidades brasileiras, a companhia reforça seu compromisso com a expansão de sua atuação na capital fluminense, visando promover a modernização e integração do sistema de bilhetagem local.

A Autopass afirma que possui expertise para viabilizar o funcionamento transparente e eficiente do sistema de bilhetagem eletrônica na cidade do Rio. Está comprometida em oferecer aos cidadãos cariocas um sistema de bilhetagem moderno e confiável, facilitando a transição completa para o Jaé, atualmente em fase de coexistência com outro sistema.

“A aquisição do sistema carioca faz parte da estratégia de crescimento e inovação da Autopass, focada no desenvolvimento de soluções seguras, eficientes e acessíveis para a mobilidade urbana. A empresa está empenhada em assegurar uma transição tranquila e transparente para os usuários, priorizando a qualidade dos serviços prestados, além de acelerar a implementação do Jaé em toda a cidade, ampliando o acesso à tecnologia e aprimorando a experiência dos usuários”, informa a empresa em nota enviada à Technibus.

Prazos

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária de transportes, Maína Celidonio, anunciaram a prorrogação do prazo para o início da operação exclusiva do Jaé. A previsão para a operação exclusiva foi estendida para o dia 1º de julho.

Dois fatores determinaram a decisão: apesar de o município estar há mais de dois anos em tratativas, ainda não há integração do novo sistema com o Bilhete Único Intermunicipal ao Jaé. Além disso, a empresa responsável pelo sistema Jaé passa por mudanças na estrutura societária, e os novos acionistas solicitaram um prazo para rever os procedimentos.

Veja também