A Iveco Bus mantém expectativas positivas para o mercado de ônibus em 2025. “Continuaremos a expandir nossa participação no Caminho da Escola com novas entregas, intensificaremos o contato com nossos clientes para alinharmos novas negociações e vamos trabalhar para a prospecção de novos clientes no setor privado”, afirmou Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para a América Latina, em entrevista para a Technibus.
O executivo comentou que a empresa tem produtos que atendem às principais demandas do setor de transporte, promovendo eficiência no consumo de combustível, robustez e versatilidade. “Acreditamos que existem nichos de mercado a serem explorados com modelos, como o Bus 10-190 ORE 2 e o ônibus a gás Bus 17-210 G, que nos posiciona de forma estratégica na jornada pela descarbonização do transporte de passageiros. O veículo destaca-se por sua tecnologia a gás, contribuindo para a sustentabilidade e a rentabilidade das operações”, disse Fetzner.
O executivo vê oportunidades com o lançamento de novos ônibus, como o chassis Bus 17-280 com suspensão a ar e a minibus 30-160 escolar, que se encaixa no segmento três a quatro toneladas no Brasil. Também avista grande potencial em programas de renovação de frota para ônibus, o que representaria uma excelente oportunidade tanto para a revitalização do transporte público quanto para acelerar o processo de descarbonização do setor, alinhando a empresa às tendências globais de sustentabilidade e inovação.
“No próximo ano, continuaremos a fortalecer nosso trabalho na América Latina, promovendo o melhor TCO (Custo Total da Operação) do mercado. Temos em nosso planejamento o lançamento de produtos que posicionarão a Iveco Bus de forma destacada em segmentos nos quais ainda não atuamos, com o objetivo de ampliar nosso portfólio e expandir nosso market share”, afirmou Fetzner.
Ano positivo
Para a Iveco Bus, o ano de 2024 tem se mostrado muito positivo. “Estamos ampliando nossa presença no mercado de transporte de passageiros e consolidando nossa posição como um dos principais players do setor, oferecendo soluções integradas e uma gama diversificada de produtos, incluindo modelos com foco na descarbonização, para atender às necessidades dos operadores”, destacou Fetzner.
Um marco importante para a Iveco Bus lembrada por Fetzner foi a participação na Lat.Bus, “onde apresentamos nossa estratégia de produtos e serviços, além de destacar o aumento do portfólio, fruto do novo posicionamento da montadora na América Latina.”
Outro destaque em 2024 é a liderança no fornecimento de ônibus para o programa Caminho da Escola do FNDE com 7.100 unidades habilitadas na edição atual. “Contamos com 3.500 unidades do modelo ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3) e 3.600 unidades do ORE 2 (Ônibus Rural Escolar 2). A Iveco Bus se destaca no processo de renovação da frota de transporte escolar no Brasil, um aspecto essencial para o avanço das políticas públicas de educação em todo o país. A produção para o Caminho da Escola tem impulsionado significativamente a fábrica em Sete Lagoas (MG), permitindo a entrega dentro dos prazos estabelecidos.”
Fetzner citou também do avanço da marca no mercado privado. “Recentemente, por meio do concessionário Overbus, realizamos a entrega dos primeiros 20 Bus 17-210 G para o município de Córdoba, na Argentina. Essa negociação teve como objetivo renovar a frota de ônibus a gás da cidade, promovendo tanto a sustentabilidade quanto a rentabilidade para o operador. No Brasil, também fornecemos 100 unidades do chassi Bus 17-280 para a Viação Tupi no interior de São Paulo, demonstrando que, cada vez mais, fazemos parte da frota de grandes empresas do setor.”
Em termos de desempenho do mercado total, entre janeiro e novembro de 2024, foram emplacados 20.203 ônibus, representando um crescimento de 6,6% em comparação com o mesmo período de 2023. “Essa evolução reflete a tendência de alta no setor de transporte de passageiros”, disse Fetzner.