Uma pesquisa encomendada pela BlaBlaCar, sobre os hábitos de quem viaja de ônibus no Brasil, revela que a digitalização continua sendo um desafio e uma oportunidade para as empresas de ônibus: 60% das pessoas ainda compram a passagem na rodoviária, mas 88% consideram fazer essa compra de forma online no futuro. O levantamento ouviu cerca de seis mil pessoas, de todas as regiões do país, no mês de agosto de 2024.
“O setor rodoviário se modernizou muito nos últimos anos, mas pode avançar mais. Ter uma operação digitalizada representa um ganho enorme em eficiência, com maior previsibilidade sobre a demanda e a ocupação dos veículos. Também é uma oportunidade de atrair novos usuários, principalmente os mais jovens e os que costumam viajar utilizando outro modal, como as caronas”, afirma Tatiana Mattos, diretora-geral da BlaBlaCar no Brasil.
Segundo o levantamento, os assentos de ônibus mais procurados são os convencionais (por 58% das pessoas), seguidos pelos executivos (20%) e semileitos (17%). Essa preferência pode ser explicada pela maior frequência em viagens curtas (de até 200 quilômetros), feitas pelo menos uma vez por mês, por 50% dos entrevistados.
Para 72% dos entrevistados, o principal fator para viajar é visitar familiares, amigos e companheiros. Em seguida aparecem as viagens de fim de semana, os feriados e os eventos especiais, como festivais culturais.