No dia 6 de dezembro, o Grupo GBS passa a ocupar uma nova sede, localizada na zona leste de Londrina. As instalações ocupam um terreno de 100 mil m², com 30 mil m² de área construída, integrando setores administrativos e operacionais. Segundo a empresa, o complexo foi planejado para otimizar processos e promover eficiência.
O almoxarifado foi modernizado, com capacidade de armazenamento ampliada para centralizar todos os depósitos e recebeu estruturas de armazenagem renovadas e um novo sistema de paletização para peças.A oficina conta com um novo layout, com distribuição estratégica dos setores, reposiciona máquinas e estações de trabalho e garante maior eficiência operacional e organização. A estrutura compacta, aliada à implementação de novas tecnologias para monitorar o tempo de permanência dos veículos nos postos de trabalho, possibilita um controle mais preciso da manutenção e mapeia novas oportunidades de melhoria. Também foram adquiridas duas novas cabines de pintura.
Além disso, o complexo oferece uma ampla área de manobra, um posto de abastecimento com capacidade duplicada e oficinas espaçosas e bem equipadas, assegurando eficiência operacional e conforto para todos que utilizam as instalações.
Sustentabilidade
A empresa passará a captar e armazenar até 80 mil litros de água de chuva para reutilização na lavagem dos ônibus. Dotada de energia fotovoltaica solar, a sede será integralmente atendida por essa fonte. Todos os efluentes gerados nos processos de trabalho receberão tratamento para posterior descarte no sistema de esgoto.
Além disso, há o compromisso com a prefeitura municipal relacionado ao plantio de mudas de árvores nativas da região. Todos os resíduos sólidos terão uma área específica para separação e armazenamento em local coberto, com encaminhamento posterior para reciclagem. Os resíduos líquidos serão armazenados para destinação a empresas especializadas em gestão ambiental. A obra utiliza vidros reflexivos, o que ajuda a controlar as condições térmicas internas e proporciona um uso adequado dos aparelhos de ar-condicionado. Telhas térmicas reforçam esse cuidado e proporcionam conforto aos colaboradores.
“É um novo capítulo de crescimento e inovação para a empresa, com infraestrutura ampliada e equipamentos modernos para comportar nossa frota e atender melhor nossos colaboradores. Além das melhorias operacionais, a sede terá um novo Museu – preservando todo o acervo histórico da empresa. Isso reforça a nossa conexão com a cidade e valoriza o legado construído ao longo dessas nove décadas desde os seus fundadores”, observa o vice-presidente, Estefano Boiko Junior.
A Viação Garcia, juntamente com as empresas coligadas Brasil Sul, Santo Anjo, Princesa do Ivaí e Londrisul, transporta uma média de 23 milhões de passageiros por ano e opera em sete estados brasileiros – Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Grupo GBS concentra suas atividades no transporte intermunicipal e interestadual de passageiros e oferece uma gama de serviços como fretamento para indústrias, turismo, transporte de encomendas e transporte urbano e metropolitano de passageiros. Hoje, emprega mais de 2.500 colaboradores com uma rede de 370 pontos de venda distribuídos nas principais cidades em que atua, além das rodoviárias. Conta também com uma sólida estrutura de atendimento e manutenção em 23 filiais.
Em 10 de dezembro, a Viação Garcia comemora 90 anos de existência, no mesmo dia do aniversário de Londrina, também fundada em 1934. A Garcia chega aos 90 anos de existência e há dez anos integra o Grupo GBS, que compreende a Brasil Sul, em operação há 20 anos, a Santo Anjo, com 77 anos, e a Londrisul, com 15 anos.
Renovação de frota
A Viação Garcia/Brasil Sul adquiriu 152 novos ônibus, que contam com tecnologia Euro 6, com carroceria Marcopolo e montados sobre chassis Mercedes-Benz. A entrega está ocorrendo gradualmente, com previsão de conclusão até fevereiro de 2025. Atualmente, 40% de sua frota já incorpora a tecnologia Euro 6. A nova frota inclui os modelos Paradiso G8 1800, Paradiso G8 1200, Viaggio G7 900 e Torino.
Nos modelos G8, a inteligência artificial é aplicada no sistema de ar-condicionado de alta capacidade, garantindo uma temperatura sempre agradável e regulada. Para aumentar a segurança, o sistema de câmeras traseiras de última geração auxilia os motoristas nas manobras, enquanto a regulagem de som e luzes é cuidadosamente ajustada. Há, também, um sistema de rastreamento que atua de forma ininterrupta, reportando possíveis falhas de manutenção em tempo real ao motorista e ao controle de tráfego. Todos os assentos possuem entradas USB-C e as poltronas cama contam ainda com massageadores. Além disso, os veículos contam com geladeira e sanitário com acionamento a vácuo. Em relação à conectividade, oferecem conexão wi-fi e entretenimento com o sistema PlayOn.