A Iveco Bus faz a estreia europeia de seu novo modelo elétrico Crossway Elec, na Autocar Expo, que acontece em Lyon, na França, de 3 a 6 de dezembro

O modelo conta com a mais recente geração de baterias FPT Industrial com alta densidade energética, como todos os outros modelos elétricos do fabricante

Marcia Pinna

Disponível nas versões de 12 e 13 metros (classes II e III), o novo Crossway Elec oferece grande flexibilidade com a escolha de três a seis packs de baterias. As configurações de três ou quatro packs, com duas baterias no teto e um ou dois no compartimento traseiro sem afetar o espaço da bagagem, são particularmente adequadas para missões escolares, que raramente exigem mais de 200 km por dia. Quanto às versões de cinco ou seis packs, as baterias adicionais são instaladas nos compartimentos de bagagem, reduzindo ligeiramente a altura disponível nesta configuração. 

Equipado com seis packs, o Crossway Elec possui uma capacidade total de armazenamento de energia de 415 kWh, com uma autonomia de 450 a 500 km. Estas são as mais recentes baterias NMC de 69 kWh, montadas pela FPT Industrial.

A flexibilidade no armazenamento de energia preserva o espaço para passageiros e o volume de armazenamento de bagagem. O novo modelo pode acomodar até 57 pessoas na versão de 12 metros e até 63 passageiros na versão de 13 metros, incluindo cinco assentos na parte traseira. Equipado com um motor elétrico Siemens Elfa III de 290 kW com 3000 Nm de torque, o Crossway Elec pode ser carregado no depósito por meio de uma tomada CCS Combo 2 individual. O estado de carga está disponível para o motorista no painel.

Como os outros modelos da mesma linha, o novo modelo será produzido na planta de Vysoké Myto, na República Tcheca. Em Lyon, o veículo apresentado é um Crossway Elec de 13 metros de comprimento. Ele está equipado com quatro packs de baterias posicionados no teto e no compartimento traseiro. Pode acomodar 61 passageiros

Veja também