A prefeitura de Niterói realizou um processo licitatório para a aquisição de ônibus elétricos, conduzido pelo sistema de pregão eletrônico, que foi vencido pela empresa Tevx Motors Group, representante da marca Higer Bus, para a aquisição de até 50 veículos, com a compra inicial de 30 unidades. Os veículos serão entregues em até 180 dias.
O prefeito Axel Grael destacou a liderança de Niterói na implementação de soluções sustentáveis no transporte público, reafirmando o compromisso da cidade com a agenda climática. “A escolha do modelo foi feita com base em testes rigorosos para garantir eficiência e desempenho adequados às nossas necessidades”, declarou.
A prefeitura conduziu uma série de testes operacionais com diferentes modelos de ônibus elétricos, avaliando autonomia e parâmetros técnicos, em parceria com os consórcios rodoviários da cidade. O modelo da Tevx Motors Group, testado em Niterói em novembro passado.
Para o CEO da Tevx Higer, Cadu Souza, a conquista reforça o posicionamento da marca de contribuir em projetos de grande impacto socioambiental, como o de Niterói, além de integrar um dos pilares relevantes de uma cidade inteligente relevante para o cenário brasileiro.
“Os cidadãos, que passarão a contar com ar-condicionado, conectividade wi-fi, portas USB e telas de led. Além disso, é importante lembrar a grande economia proporcionada pelos veículos elétricos quando comparados aos modelos a diesel, onde temos uma redução de até 65% nos custos de manutenção e até 80% no consumo de combustível, baseado nas demonstrações e projetos em curso.”
Impacto ambiental
A Prefeitura de Niterói estima que cada ônibus elétrico evitará a emissão de, em média, 115 toneladas de gases de efeito estufa por ano, o equivalente ao plantio de 800 árvores. De acordo com a administração municipal, essa medida reflete o papel de Niterói como referência em políticas urbanas sustentáveis, alinhadas a metas globais de redução de emissões.