BNDES financia Rodoanel, Linha 2 do metrô, Trem InterCidades e ônibus elétricos em SP

Contratos foram assinados no Palácio do Planalto; investimentos de R$ 10,5 bilhões beneficiarão mais de 16 milhões de pessoas

Redação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou, nesta sexta-feira, 29 de novembro, em Brasília (DF), da assinatura que formalizou o financiamento no valor de R$ 10,65 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o governo do estado de São Paulo e para a prefeitura de São Paulo. Os recursos serão investidos no Rodoanel Norte, no Metrô de São Paulo, no Trem InterCidades Eixo Norte e na aquisição de 1.300 ônibus elétricos para a capital.

Do total de recursos, R$ 1,35 bilhão serão investidos no Rodoanel, por meio de uma parceria público-privada, para a implantação do anel viário rodoviário com 44 km de extensão da Região Metropolitana de São Paulo. O trecho vai conectar a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo (SP) à rodovia Presidente Dutra, em Arujá (SP), passando por Guarulhos. O projeto deverá desviar o tráfego de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis da marginal Tietê por dia.

Para o Metrô de São Paulo, serão R$ 3,6 bilhões do BNDES para a aquisição de 44 novos trens, necessários para a em razão da expansão da Linha 2 – Verde, que está atualmente em implantação. A Linha 2, atualmente, liga a Vila Madalena à Vila Prudente. E será prolongada por 8,2 km para ganhar oito novas estações até a Penha, e ser integrada à Linha 3-Vermelha e à Linha 11-Coral. Essa extensão vai gerar uma necessidade operacional de 22 trens adicionais na Linha 2, além de 22 trens que serão alocados em outras linhas impactadas pelo projeto. 

Menos emissões

O projeto de expansão tem previsão de conclusão até dezembro de 2028 e deverá atender 1,2 milhão de pessoas diariamente. O leilão para aquisição dos trens, previsto para dezembro de 2024, terá como vencedora a empresa que apresentar o menor preço, que deverá entregar o primeiro trem após 21 meses, completando a entrega em 58 meses. O projeto contribui para a redução das emissões de gases de feito estufa, uma vez que se substitui o transporte de passageiros de ônibus a diesel pelo metrô, além dos gases poluentes que são nocivos à saúde da população. Se considerada uma vida útil de 30 anos, a redução de emissões supera os 1,2 milhões de tCO2eq.

Com R$ 6,4 bilhões, o BNDES financiará a implantação e a operação do Trem InterCidades Eixo Norte (trem de média velocidade, que atinge até 140km/h, ligando São Paulo a Campinas) e o Trem Intermunicipal, entre Jundiaí e Campinas (TIM), além da realização de melhorias na Linha 7 – Rubi . O financiamento foi dividido em duas etapas, sendo a etapa atual, assinada em Brasília, no valor de R$ 3,2 bilhões. A segunda etapa, de mesmo valor, será assinada em 2025. As obras devem gerar mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, beneficiando 11 municípios e 15 milhões de pessoas. O projeto também se destaca pelos benefícios ambientais, onde estima-se a redução de emissões de 712 mil tCO2eq/ano ao longo de sua vida útil.

A PPP objetiva a implantação de trem de média velocidade ligando São Paulo a Campinas, com 101 km de extensão (TIC), um serviço parador entre Jundiaí e Campinas, atravessando oito municípios (TIM), e um serviço parador metropolitano (Linha 7 – Rubi), ligando a Barra Funda a Jundiaí, com 17 estações. O prazo de concessão será de 30 anos, com investimentos R$ 13,48 bilhões.

Com a Prefeitura de São Paulo, o BNDES assinou contrato no valor de R$ 2,5 bilhões para a aquisição de 1.300 ônibus elétricos de fabricação nacional. O projeto também colabora com uma emissão evitada de 2,7 milhões tCO2eq ao longo de toda a sua vida útil (15 anos).

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