ais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado com a saúde masculina e apoia a campanha nacional “Novembro Azul” para a conscientização e prevenção do câncer de próstata.
No mês de combate ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais acomete os homens no Brasil, a BRT promove a informação como ferramenta de alerta para chamar atenção de motoristas e passageiros com diversas mensagens, destacando como o diagnóstico precoce é o melhor caminho e pode salva-vidas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados mais de 71.730 novos casos da doença em 2024, ou seja, 196 por dia.
Devido ao tabu na realização do exame de toque retal, muitas vezes os sintomas aparecem, mas são negligenciados e acabam sendo deixados de lado. Por isso, na maioria dos casos, a doença acaba sendo identificada já em estágio avançado.
Para evitar o diagnóstico tardio, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) orienta que homens acima dos 50 anos realizem exames anuais de toque retal e dosagem de Antígeno Prostático Específico (PAS). Se forem de origem africana, é aconselhável que o monitoramento seja iniciado a partir dos 45 anos.
Os homens devem buscar a orientação de um urologista ao apresentar sintomas como dificuldade de urinar, redução do jato da urina, dores pélvicas, sensação de bexiga cheia mesmo após de ter ido ao banheiro e também vestígios de sangue na urina. É importante alertar que muitos casos são assintomáticos no começo, por isso, é imprescindível a ida periódica ao médico para que haja o diagnóstico precoce.
Para Devair Medeiros, gerente de planejamento da BRT Sorocaba, estimular os homens a irem ao médico periodicamente é um grande desafio, porque o público masculino costuma ser mais desligado. “Fazemos campanhas de cuidado com a saúde o ano inteiro e, em novembro, reforçamos ainda mais, pois temos um forte apelo em toda a sociedade unida no combate ao câncer de próstata. Apesar do tabu em relação aos exames preventivos, notamos um avanço internamente quando vamos falar sobre cuidados com a saúde. Queremos naturalizar a ida ao médico e mostrar que olhar para a sua saúde é ativar o seu amor-próprio. A prevenção é a maior atitude que se pode ter por si mesmo. Quando diagnosticado precocemente, a doença tem grandes chances de cura”, frisa.