A Aerom celebrou mais um marco em parceria com a Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) – UFRJ com a realização de testes de movimentação do novo veículo para o sistema MagLev-Cobra. Desenvolvido pela Aerom sob contrato com a Coppe, este veículo representa um avanço significativo para o projeto, consolidando a evolução tecnológica e operacional do sistema.
Os testes ocorreram em um trecho de 20 metros da via elevada localizada na COPPE/UFRJ, como parte do desenvolvimento do sistema MagLev-Cobra, financiado pela Faperj. Durante o processo, foram realizadas etapas cruciais, como o abastecimento dos criostatos com nitrogênio líquido (LN2), a inicialização do sistema elétrico e dos freios de atrito, além da revisão dos requisitos para o software de controle que permitirá a operação 100% automatizada do veículo. Esses avanços colocam o projeto no caminho para alcançar a meta de transportar passageiros diariamente entre o Bloco H da Coppe e a Fundação Coppetec até meados de 2025.
O MagLev-Cobra é um marco mundial em inovação, sendo o primeiro veículo a transportar passageiros em escala real utilizando levitação magnética baseada em supercondutividade e ímãs. Operando com um motor linear de primário curto, a tecnologia do MagLev elimina o atrito mecânico, reduz significativamente a poluição sonora e não gera emissões de gases de efeito estufa. O sistema permite que o veículo levite aproximadamente dez mm acima dos trilhos, proporcionando uma operação eficiente, sustentável e silenciosa.