O governo do Amazonas, por meio da secretaria de segurança pública do estado, apresentou, nesta sexta-feira (22/10), os números que atestam a redução nas ocorrências de crimes ao transporte coletivo em Manaus. Os dados mostram que, entre janeiro e outubro deste ano, houve uma redução de 39% em roubo ao transporte coletivo, na comparação com o mesmo período de 2023.
Conforme os dados, no roubo a transporte coletivo, foram 1.031 no ano passado e 626 registrados neste ano. Segundo a secretaria, esse resultado é reflexo dos investimentos do governo do Amazonas junto às ações de repressão à criminalidade por meio do programa Amazonas Mais Seguro, desenvolvido em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Por região, o destaque é a zona leste da capital amazonense que alcançou 56% em redução de roubo no transporte coletivo. Foram registradas, de janeiro a outubro, 207 ocorrências em no ano passado e 92 no mesmo período de 2024.
Com investimentos que somam mais de R$ 790 milhões, o governo estadual informa que reforçou as ações de repressão à criminalidade em Manaus com lanchas blindadas, armamento de grosso calibre, valorização profissional e tecnologia de ponta.
“Esse investimento tem propiciado não só armamento e munição, mas também recursos em tecnologia e recursos humanos que tem feito muita diferença para nós, além da valorização dos nossos profissionais. O governador Wilson Lima foi um dos que mais investiram em segurança pública neste estado e os resultados estão aparecendo de maneira positiva”, destacou o secretário de estado de segurança pública, coronel Vinícius Almeida.
Segundo a secretaria de segurança pública do Amazonas, também houve redução em nos crimes de roubo a veículos e a estabelecimentos comerciais, de homicídio e de furto de celulares.