As encarroçadoras produziram 2.346 ônibus em outubro, o que representou aumento de 11% em relação a setembro deste ano (2.114 unidades) e crescimento de 42,1% sobre outubro de 2023, quando foram fabricados 1.651 veículos. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, a produção totalizou 19.486 veículos, com aumento de 17,82% sobre os dez meses de 2023, que registrou 16.539 ônibus fabricados, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
O maior volume de ônibus produzidos até outubro deste ano foi de modelos urbanos, com 7.990 unidades, garantindo 41% de participação da produção, mas com queda de 11,36% sobre os 9.015 veículos fabricados de janeiro a outubro de 2023. O segmento de micro-ônibus apresentou expansão significativa de 85,5%, saltando de 2.982 para 5.531 unidades no acumulado deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. A participação dos micro-ônibus foi de 28,38%.
Os modelos rodoviários tiveram 30,02% de participação no total produzido, com 5.850 unidades, volume que foi 31,44% superior aos dez meses do ano passado, quando o segmento atingiu 4.451 unidades. Os modelos intermunicipais representaram 0,59% do total, ao passarem de 91 para 115 veículos nos dez meses deste ano.
A Caio Induscar liderou o ranking de produção no período, com 6.264 ônibus. Em seguida está a Marcopolo com 6.230 unidades. A Mascarello fabricou 2.608 veículos, enquanto a Neobus chegou a 1.582 unidades. Depois está a Comil, com 1.354 modelos produzidos, seguida da Carbuss (Busscar) com 824, e da Irizar com 624.
Exportação
Dos 19.486 ônibus produzidos de janeiro a outubro deste ano, 17.138 unidades foram destinadas ao mercado interno, 19,45% a mais que em igual período de 2023, cujo volume foi de 14.348 unidades.
No mercado internacional, as fabricantes venderam 2.348 ônibus de janeiro a outubro deste ano, o que representou aumento de 7,2% sobre os 2.191 veículo exportados nos dez meses de 2023.
Do total de ônibus exportados nos dez meses deste ano pelas encarroçadoras, 1.779 são modelos rodoviários, 314 urbanos, 253 micro-ônibus e dois são intermunicipais. A Marcopolo exportou 981 ônibus, enquanto a Irizar vendeu 609 ônibus para o mercado externo. Em seguida estão: Comil (316 unidades) , Mascarello (196), Caio (168) e a Busscar (78), segundo a Fabus.