Sonda Brasil investe na mobilidade urbana e cidades inteligentes

Empresa de TI traz atualizações e novos módulos de suas aplicações para o transporte público voltado às grandes metrópoles do país

Redação

A Sonda Brasil anuncia investimentos em sua vertical de Smart Cities & Mobility para a evolução de suas soluções digitais voltadas à mobilidade urbana. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a modernização do transporte urbano, trazendo tecnologias que levam eficiência, segurança e conveniência para operadores e passageiros nas grandes cidades do Brasil.

As atualizações em suas aplicações  visam também buscar soluções para sanar um dos maiores desafios enfrentados pelos maiores municípios brasileiros. De acordo com a Pesquisa de Qualidade dos Serviços Públicos nas Capitais Brasileiras, a mobilidade urbana é uma das principais fontes de insatisfação dos cidadãos, sendo Porto Velho, Rio de Janeiro e São Luís as capitais com as piores avaliações nessa área.

“Nossas aplicações utilizam câmeras para análise de comportamento, alertas sonoros, controle de acessos, analytics para inteligência em imagens e automação de processos. Também temos sensores que monitoram qualidade do ar, luminosidade, energia elétrica e condições meteorológicas, aumentando a segurança e o conforto da população no uso do transporte,” explica Luiz Castanha, diretor da vertical de Smart Cities & Mobility da Sonda Brasil.

Entre as novidades, o sistema sinóptico Plus agora integra tecnologias como ADAS (Advanced Driver-Assistance System) e DMS (Database Migration Service) para  o monitoramento do comportamento do motorista por meio de inteligência artificial (IA), com alertas para colisões e fadiga. Já a Solução de Apoio aos Condutores passa a oferecer tablets automotivos para visualização da jornada de trabalho e comunicação com o centro de controle de operações (CCO). Além disso, o novo módulo de eventos proporciona um dashboard completo para monitorar a eficiência da operação de transporte e exportar dados para Business Intelligence (BI).

Outras inovações incluem a telemetria básica, que monitora frenagens bruscas e acelerações, e novos painéis Android, que mostram previsões de saída e chegada, permitindo a personalização de mensagens aos passageiros, além da solução de videomonitoramento que oferece streaming em tempo real, gravação remota e integração com botões de pânico. 

Já a solução de gestão de frota, que foi baseada no sistema sinóptico Plus, agora oferece controle eficiente de custos, segurança e conformidade com as normas regulatórias. Outra nova aplicação é a bilhetagem eletrônica que, por sua vez, utiliza tecnologias como RFID (Radio Frequency Identification), QR Code e biometria para facilitar o carregamento de bilhetes digitais.

Além dessas tecnologias, a empresa tem em seu portfólio soluções voltadas para o monitoramento de cidades inteligentes, que incluem sistemas integrados de segurança; monitoramento da ocupação das vagas de estacionamentos; gerenciamento do ciclo de vida dos ativos; controle do acesso de pessoas e veículos com funcionalidade de análise forense e monitoramento inteligente; e controle de estoque por radiofrequência (RFID).

“Nosso objetivo é integrar soluções voltadas tanto para cidades inteligentes quanto mobilidade urbana, trazendo mais conforto aos passageiros e operadores de transporte, visando sanar um dos maiores problemas das grandes cidades brasileiras”, diz Castanha.

Veja também