Marcopolo apresenta seu primeiro motorhome

A expectativa da companhia é oferecer uma opção diferenciada e exclusiva para um público que busca estar com a natureza, mas preza o conforto

Marcia Pinna

A Marcopolo Motorhome, nova divisão da companhia, lança o Nomade, primeiro produto do segmento desenvolvido pela marca. O veículo foi apresentado ao público no primeiro dia da Expo Motorhome, realizada entre os dias 13 e 17 de novembro, na ExpoTrade, em Pinhais (PR).

O Nomade é um motorhome 4×4, do tipo integral compacto, uma categoria que tem crescido tanto nos Estados Unidos, como na Europa. Os modelos deste tipo são construídos de forma unitária, em que a cabine do motorista e a parte habitável fazem parte de uma mesma estrutura.

Segundo o fabricante, devido à sua configuração, o modelo atende à demanda de um público que quer ter acesso a destinos mais “desafiadores”, com conforto e segurança.

Alexandre Cruz, head executivo da Marcopolo Motorhome, acredita que esse segmento é bastante promissor. “Atualmente são vendidos cerca de quatro mil unidades de motorhome por ano no Brasil. Esse número, que vem crescendo desde a pandemia, tende a se expandir muito. E deste total, apenas 10% são modelos devidamente homologados, ou seja, há muito espaço para a Marcopolo atuar.”

A Marcopolo Motorhome também planeja exportar futuramente o novo modelo. “Neste primeiro momento, estamos pensando no mercado nacional. Mas os países latino-americanos também estão em nosso horizonte. Argentina e Chile são os países com maior demanda”, informa Cruz.

Luciano Resner, diretor de design e engenharia da Marcopolo, afirma que o Nomade será um marco na indústria. “O produto é integral e nasceu como um motorhome 4X4. Não foi adaptado, nem transformado: ele foi desenvolvido com essa finalidade. E segue todas as normas de segurança do Contran.”

Conforto e tecnologia-

O Nomade tem 7,5 m de comprimento, 2,36 m de largura, 3,18 m de altura total e 1,95 m de altura interna. O veículo foi desenvolvido com um novo chassi específico para motorhome, com oito toneladas de PBT, e possui rodas de aço de aro 17,5” e pneus 235/75R de uso misto, motor Cummins F3.8, de 175 cv de potência, tração 4X4 com reduzida e câmbio automático Allison.

Na parte da frente, a poltrona do motorista é derivada da Ergodesign e para os passageiros, as poltronas são giratórias. Central multimidia de 9”, iluminação da cabine em Led, dinete que vira cama, teto panorâmico, com placas solares flexíveis que podem armazenar 800 W de energia, são alguns dos diferenciais do produto. Assim como o slide out, que amplia o espaço interno em até 16 m² quando o veículo está parado.

O salão conta com TV, cozinha sob medida, fogão a gás de duas bocas da Tramontina, geladeira Dometic de 216l, micro-ondas e forno 2 em 1, depurador de ar Dometic. O quarto conta com cama, armários e banheiro completo.

Os equipamentos eletrônicos incluem câmera 360° + DVR (câmeras em substituição aos tradicionais espelhos retrovisores), sistema Victron de armazenamento de energia com pack de bateria de Lítio e antena para TV Digital com Internet Satelital (4G e 5G).

A Marcopolo Motorhome já firmou importantes parcerias com empresas como Tramontina, Victron Energy e Agrale. A Casa Valduga terá um espaço exclusivo para os veículos da marca.

O preço varia de R$ 1,65 milhão a R$ 2,6 milhões.

Veja também