A BorgWarner apresentou, pela primeira vez no Brasil, seus avanços em sistemas de baterias LFP, resultado do acordo estratégico entre a BorgWarner e a FinDreams Battery (subsidiária da BYD) com o objetivo de melhorar a sustentabilidade do transporte de passageiros. A bateria já havia sido apresentada na IAA.
A bateria será produzida em parceria com a subsidiária da BYD. ” E uma bateria muito segura e a célula é resistente à batida'”, disse Marcelo Rezende, diretor-geral da BorgWarner Battery and Charging Systems no Brasil. O produto está em fase de desenvolvimento e a produção deve iniciar em 2026. E quando houver demanda poderá ser produzida no país.
Os sistemas de baterias da BorgWarner com células blade de fosfato de ferro-lítio (LFP) para veículos comerciais são um passo significativo para melhorar a eficiência, a relação custo-benefício e a sustentabilidade das operações de veículos comerciais, informa a empresa
“Estamos felizes em pode apresentar à imprensa presente na Fenatran uma tecnologia inovadora em sistemas de baterias. Nossa estratégia é oferecer à região as soluções da BorgWarner por meio da nossa operação local”, disse Rezende.
Os sistemas de baterias LFP da BorgWarner oferecem pacotes flexíveis e alta capacidade de armazenamento, em que, por exemplo, dois pacotes de baterias flat gerenciados por um mesmo BMS (Battery Management System – Sistema de gerenciamento de Bateria) são capazes de entregar 100 kwh de densidade energética.
Além disso, permitem maior alcance do DoD (Profundidade de Recarga), com a utilização de 98,5% da energia sem prejudicar a vida útil do sistema, a qual pode chegar a mais seis mil ciclos. O sistema de baterias LFP para veículos comerciais da BorgWarner ainda consegue ser carregado de 10% a 80% em cerca de 30 minutos, dependendo da sua configuração e da potência do carregador utilizado.