BRT Sorocaba expande viagens do “Tour da Educação Ambiental”

A iniciativa é realizada em parceria com a prefeitura de Sorocaba e já beneficiou mais de 450 crianças no aprendizado da preservação da fauna e da flora

Redação

A concessionária BRT Sorocaba amplia o “Tour da Educação Ambiental” com agenda mensal de conscientização sobre o meio ambiente. O projeto acontece em parceria com a prefeitura de Sorocaba, por meio da secretaria do meio ambiente, proteção e bem-estar animal (Sema), e visa o conhecimento sobre os recursos naturais, o manejo de resíduos e a importância de novos comportamentos para a preservação da natureza.

Alinhada à “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU) para um desenvolvimento sustentável, a empresa tem o propósito de contribuir para as futuras gerações com o aumento do conhecimento objetivando a redução dos impactos na mudança do clima.   

O “Tour da Educação Ambiental” acontece desde o começo deste ano e já alcançou mais de 450 crianças, de seis a 12 anos, que integram projetos de organizações não-governamentais (ONG). Nos dias de passeio, o ônibus BRT pega as crianças na instituição e as leva para algum parque da cidade ou zoológico. No local, elas recebem uma aula com biólogos ou técnicos ambientais sobre a natureza e têm contato com a flora e a fauna para conhecer a realidade de perto.

Para Marcelo Del Corso, responsável pela área de gestão ambiental da BRT Sorocaba e pelo projeto educativo, cada cidadão é um agente de transformação e o futuro do planeta está também nas crianças que serão os adultos do amanhã.

Devemos cuidar do lugar que queremos viver. Esse é um desafio global e coletivo. Não temos mais tempo para pensar somente, é preciso agir. A natureza está exigindo de nós uma transformação e mais respeito pelos recursos naturais. Se não utilizarmos com a devida responsabilidade, sofreremos ainda mais com os extremos da mudança climática. Também somos parte dessa natureza. Não há separação. Se fizermos o certo, vamos semear o futuro com mais equilíbrio. O Tour da Educação Ambiental é a nossa cooperação para uma sociedade mais consciente sobre a importância de todo ecossistema”, explica Del Corso.

“O projeto mostra a importância das áreas verdes da cidade para a manutenção do clima e a preservação dos animais que vivem nesses espaços, além da importância do transporte coletivo para redução da emissão de gases poluentes na atmosfera e, consequentemente, a melhoria da qualidade do ar e do clima local. A ideia é inspirar as crianças sobre a importância dessa iniciativa”, comenta Maurício Campanati, secretário da Sema.

A área ambiental da empresa também realiza palestras educativas em escolas falando sobre o transporte público como uma saída para a redução de emissão de CO² e o combate ao aquecimento global. Com menos carros particulares nas ruas será um menor volume de poluentes na atmosfera e, quanto mais conscientes, mais o transporte coletivo será dotado.

Umas das ações para ampliar o tour foi a inclusão de uma visita das crianças ao Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, onde elas conhecem os sistemas de segurança e monitoramento e mais detalhes sobre a mobilidade urbana. Além disso, elas são apresentadas ao aplicativo Cittamobi, que mostra itinerários, horários e meios de pagamento que facilitam ainda mais a viagem. “A visita ao CCO tem o objetivo de demonstrar como é fácil e seguro usar o transporte público”, explica Del Corso. 

Mais sustentabilidade-

Para a BRT Sorocaba a mobilidade urbana vai muito além dos terminais, estações e dos corredores distribuídos na cidade. Toda estrutura e operação do sistema também foi idealizada com soluções verdes para minimizar os impactos ambientais. Dentre as soluções, estão: o uso de energia fotovoltaica, reuso de água da chuva, iluminação em Led, conforto térmico com brises nas estações, frota de 123 veículos com redutor de ruídos e poluentes.

Além disso, a cultura da sustentabilidade é disseminada para seus 600 colaboradores com a realização de treinamentos e workshops sobre reciclagem de resíduos, consumo consciente e redução de emissão de CO².

Veja também