Technibus – Em quais segmentos de transporte rodoviário de passageiros a CheckYou atua?
Valmir Colodrão – As soluções da CheckYou podem ser utilizadas por todos os segmentos do transporte de cargas e passageiros. Atualmente temos clientes no segmento urbano de passageiros. Temos clientes como a Next Mobilidade, em São Bernardo do Campo (SP), Mobibrasil, que está presente em São Paulo e Pernambuco, e Via Sudeste, em São Paulo. Estamos em fase de testes em algumas outras empresas. O setor da mobilidade é um segmento altamente regulado e com custos elevadíssimos, tornando a padronização das rotinas de checklist nas empresas de ônibus um dos pontos-chave para minimização de riscos e redução de custos. E isso precisa estar disponível a todas as empresas, independentemente do tamanho.
Technibus – Como a startup pode ajudar as empresas a ter maior produtividade?
Valmir Colodrão – Padronizamos, centralizamos e digitalizamos todos os processos de vistorias, checklists e planos de ação, registramos com fotos do antes e depois das vistorias, além de apontar o executante e a localização exata. Tudo isso por meio de tablet e celular, em uma solução que funciona mesmo em modo offline. Existe a possibilidade de o próprio usuário criar os seus checklists e planos de ação. Todas essas informações são mostradas em dashboards, construídos por meio do Power BI.
Technibus – A solução da CheckYou passa a contar com Inteligência Artificial (IA) em seu portfólio. Em termos práticos, o que isso agrega para os clientes?
Valmir Colodrão – Muitas empresas só controlam os checklists básicos e relacionados aos veículos da frota. Com a CheckYou, eles podem expandir as vistorias e os checklists para a infraestrutura e para além das garagens. A IA vai ajudá-los na criação desses checklists e na indicação da melhor solução histórica para sanar determinados problemas.
Technibus – No que consiste o BPM, outra novidade anunciada pela empresa?
Valmir Colodrão – O módulo de BPM (Business Process Management) ou (Gestão de Processos de Negócio) permite que os próprios usuários criem quaisquer modelos de formulários de checklists ou planos de ação, com isso, não existe nenhuma complexidade que o BPM não consiga resolver. No limite, você pode criar um sistema completo por meio dele.
Technibus – Qual a estratégia da CheckYou para ampliar sua atuação no mercado?
Valmir Colodrão – Criamos uma tabela de preços que nos possibilita atingir empresas de transportes de todos os portes, desde a iniciantes até as gigantes do mercado. Desenvolvemos um plano estratégico de ações que inclui a ampliação no relacionamento com as pequenas e médias empresas, sobretudo as do setor do fretamento e turismo. E, foi buscando adequação a nova estratégia comercial que o produto passa a ser vendido por módulos, com preços extremamente competitivos. Depois de atuar neste mercado por mais de 35 anos, pretendo expor muitas necessidades que nem sempre são visíveis e melhorar os processos, a governança e a segurança do transporte. Desde a minha saída do dia a dia da Praxio, tenho me dedicado a Primova e uma parte do meu tempo a CheckYou, startup que criei junto com a minha filha, Giovana Mirandola Colodrão. Estou orgulhoso e entusiasmado em fazer algo que acredito junto com ela.