VLT de Salvador terá vagões adaptados para marisqueiras e ambulantes

As composições terão o espaço interno modificado e projetado para que as pessoas que vivem da pesca de mariscos possam transportar caixas térmicas e outros materiais, sem disputar espaço com os outros passageiros

Marcia Pinna

A pedido do governo da Bahia, alguns vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e região metropolitana serão adaptados para as necessidades de transporte de marisqueiras e ambulantes. As composições terão o espaço interno modificado e projetado para que as pessoas que vivem da pesca de mariscos possam transportar os materiais utilizados na atividade, de forma segura, e sem disputar espaço com os outros passageiros.

Esta semana, os trens do VLT começaram a chegar na fábrica da CAF, empresa fabricante do equipamento, em Hortolândia (SP), para realização de testes estáticos e restabelecimento técnico e operacional. Os estudos de adaptação para as marisqueiras também serão feitos e implementados no processo de revisão. Os trens, adquiridos pela Bahia, são os mesmos que a CAF fabrica até hoje na Espanha. Algumas atualizações tecnológicas foram incorporadas nos últimos dez anos e serão atualizadas nos vagões baianos.

A previsão é de que os 40 trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. Os veículos ainda terão capacidade para o transporte de 400 passageiros – 77 lugares sentados e 323 lugares em pé –, acessibilidade e sistema de proteção contra colisão e atropelamentos. A expectativa é de que até 2028 todos os trens estejam em operação.

No mês passado, a implantação do VLT teve mais um avanço, com o desembarque dos primeiros carregamentos de trilhos no canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Ao todo, as carretas fizeram o transporte de 369 barras de trilhos para a capital baiana.

Sobre o VLT

O início das obras do VLT Salvador foi autorizado em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o governo do Mato Grosso, na qual a Bahia conseguiu economizar 37,5% em cada VLT. A previsão é de que os primeiros testes com o modal tenham início em 2026. Também já estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio.

O projeto abrange três trechos de trilhos, da Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas.

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