Primeiro ônibus elétrico de Florianópolis começa a rodar nesta quinta-feira

Os moradores de Florianópolis terão um novo modelo de ônibus circulando pelas ruas da capital. O ônibus elétrico chega na cidade a partir de quinta-feira (24). Os motoristas do Consórcio Fênix passaram por um treinamento para o operar o veículo. A estação de carregamento ficará no TICEN e operará em diversas linhas, que foram priorizadas […]

Redação

Os moradores de Florianópolis terão um novo modelo de ônibus circulando pelas ruas da capital. O ônibus elétrico chega na cidade a partir de quinta-feira (24). Os motoristas do Consórcio Fênix passaram por um treinamento para o operar o veículo. A estação de carregamento ficará no TICEN e operará em diversas linhas, que foram priorizadas de acordo com a demanda e outros critérios técnicos.

“Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e também vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, irão diminuir o custo do sistema”, comemora o Prefeito Topázio Neto.

“Esse é um ônibus teste, vamos preparar os motoristas e o sistema para receber essa nova tecnologia. Recebemos recentemente um aporte do PAC para adquirir ônibus elétricos e o processo está em aprovação na Câmara de Vereadores, mas sabemos que é uma tecnologia importante para o meio ambiente e modernização da frota”, explica o secretário de transportes e infraestrutura, Rafael Hahne.

Para utilizar o ônibus, os usuários poderão usar os cartões convencionais, como de estudante, cidadão e cartão especial. Os valores também são iguais às tarifas da cidade. O uso do veículo será distribuído nas seguintes linhas:

184 – UDESC via Beira Mar

188 – TICEN – UFSC

138 – Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares

320 – TILAG -TICEN via Beira Mar

630 – Corredor Continente

Mais sustentabilidade

O ônibus que vai circular pelo município é o Azure A12 BR de 12 metros. O modelo é fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. Com capacidade para transportar até 76 passageiros, o veículo possui uma bateria de 385 kWh que pode ser totalmente recarregada em até 3 horas. A autonomia média do veículo é de 300 quilômetros, podendo ser potencializada pelo sistema de freios regenerativos.

“Estamos animados em trazer nossa tecnologia para as ruas de Florianópolis, ajudando as cidades a avançarem com o conceito de cidade inteligente iniciando a partir do transporte 100% elétrico de maneira sustentável e mais eficiente. Queremos demonstrar que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.

Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades do país, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP). O veículo é construído em monobloco, o que, segundo o fabricante, proporciona maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução de peso em comparação com veículos montados com chassi e carroceria.

Os passageiros têm à disposição tomadas USB em todos os assentos, Wi-Fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico. O modelo conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso que facilita o embarque e desembarque de passageiros. Com o objetivo de proporcionar melhor visibilidade e segurança em manobras, o veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas.

Veja também