O ministério das cidades, por meio da secretaria nacional de mobilidade urbana, realizou um evento, entre os dias 14 e 15 de outubro, para o lançamento da plataforma Viabiliza. Promovido de forma on-line, o encontro também ofereceu mentorias para a capacitação de gestores municipais interessados no desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana sustentável.
“O que a gente quer com essa iniciativa é fomentar a cultura de bons projetos de mobilidade urbana, somados ao conceito de sustentabilidade. Para isso, precisamos ter um ambiente favorável, precisamos ter ferramentas e precisamos criar uma rede de técnicos de prefeituras que trabalhem com esse tema cotidianamente”, destacou Marcos Daniel, diretor de regulação da mobilidade e trânsito urbano do ministério das cidades.
Segundo o ministério das cidades, a plataforma Viabiliza é uma ferramenta digital que facilita o acesso a oportunidades de financiamento verde para projetos de mobilidade urbana sustentável nas cidades. Ela oferece capacitação, informações sobre fontes de financiamento e promove o intercâmbio de experiências entre municípios e parceiros do setor. A plataforma tem foco em gestores que buscam investimentos em iniciativas voltadas para a adaptação às mudanças climáticas.
Na avaliação do ministério, a plataforma Viabiliza, juntamente com os programas de capacitação, tem o potencial de atrair investimentos e contribuir para o cumprimento das metas climáticas do Brasil. Isso deve resultar em cidades mais preparadas para enfrentar os desafios relacionados à mobilidade e à sustentabilidade no futuro.