Região metropolitana de Goiânia recebe 132 novos ônibus

A nova frota foi pensada para facilitar a identificação das linhas pelos usuários, assim os ônibus serão classificados por cores

Redação

Mais 132 novos ônibus foram entregues para o transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia nesta segunda-feira (14/10). A apresentação dos veículos foi realizada no estacionamento do estádio Serra Dourada.  Essa nova remessa finaliza o primeiro lote para renovação da frota de ônibus, totalizando 200 novos veículos dentro do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Em agosto, foram destinados outros 68 ônibus ao sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste.

O investimento totalizou R$ 230 milhões, compartilhado entre governo de Goiás, municípios e concessionárias. Até o final de 2025, o número de novos veículos incorporados à Nova RMTC chegará a 400. Os ônibus devem atender quase 90 mil pessoas diariamente.

“A frota toda tem ar-condicionado e vai trazer muito mais conforto para o cidadão. Cerca de 10% é elétrica e o restante no padrão Euro 6, com baixa emissão de carbono”, reforçou o secretário-geral de governo, Adriano da Rocha Lima. “Vamos acrescentar 300 ônibus, serão 30% a mais de ônibus em circulação”, acrescentou ele, citando que a reformulação inclui linhas novas, integração entre terminais e uso de novas tecnologias na bilhetagem.

Parte do novo plano operacional da RMTC, a ação é resultado de estudos de demanda, origens e destinos que viabilizaram melhorias na quantidade e tipologia da frota. A nova frota foi pensada também para facilitar aos usuários a identificação das linhas. Os ônibus serão classificados por cores: verde, veículo do sistema BRT – Norte-Sul e Leste-Oeste (Eixo Anhanguera); azul, linha alimentadora (REC e RIS); e cinza, rede estrutural dos corredores (RLC e RRG).

Veja também