A União Internacional de Transportes Públicos (UITP) comemora no próximo ano os seus 140 anos. Com sede em Bruxelas, a centenária entidade já reservou as instalações da Hamburg Messe + Congress para realizar o Summit de 15 de junho (domingo) até o dia 18 (quarta-feira).
Os preparativos do mais importante evento de transportes públicos está acelerado, com a previsão de participação de dez mil participantes de 110 países, e serão 400 palestrantes em mais de 40 sessões.
Para exposição de produtos, já existem mais de 330 expositores confirmados. A escolha de Hamburgo para sediar esta edição foi pela qualidade de seu transporte público. A cidade é a segunda maior da Alemanha, com mais de 1,8 milhão de habitantes.
E é a cidade com o maior número de pontes do mundo. Estima-se entre 2.300 e 2.500
INFORMAÇÕES ÚTEIS
O evento acontecerá nos últimos dias da primavera, poucos dias antes do início do verão europeu. Temperaturas entre 20 de máxima e 10 de mínima.
A localização da Messe é privilegiada, com acesso fácil e com transportes bem acessíveis, tanto de metrô quanto de ônibus. Existem serviços de táxi direto para o aeroporto e existem conexões fáceis para todas as áreas da cidade.
Na frente do evento – um pouco depois da gigantesca torre que simboliza a própria Messe – tem uma espécie de jardim botânico – Planten un Blomen –, perfeito para uma caminhada depois do almoço. Muito amplo, conta com inúmeras espécies de flores e torna qualquer visita encantadora.
Existem vários hotéis no entorno da Messe, com destaques para os da rede Accor – Ibis, Mercure, Novotel e Mövenpick –, este rodeado por uma floresta e com arquitetura diferenciada, pois foi construído no lugar de antiga torre de caixa d’água. Outros hotéis: Steigenberger, Intercity, Best Western, Holiday Inn, Premier Inn, Ibis, Radisson Blu, NH, Crowne etc. As reservas devem começar agora, pois estão normais, mas no início do próximo ano deverão ter aumentos substanciais para os dias do evento da UITP. Mais ainda: boa parte dos hotéis estará lotada, principalmente os mais próximos da Messe.
Existem alternativas, desde o Airbnb ou ficar em cidades próximas.
Uma das cidades mais ricas da Alemanha – 66 mil euros de PIB per capta – e também da Europa –, tem como grandes destaques o terceiro porto mais movimentado da Europa, a fábrica de aviões da Airbus, a sede de um grande número de multinacionais de navegação, um grande número de cafés (mesmo sem plantar um pé de café, é um dos maiores comerciantes mundiais), e da mesma maneira representa o centro da comercialização de charutos, fumos para cachimbo etc.
As avenidas de comércio de luxo são enormes e contam com todas as grifes possíveis, de Dior a Armani, de Rolex a Piaget, da Louis Vuitton a Chanel, além dos grandes e tradicionais shoppings.
Cidade feita para caminhar, tem descobertas interessantes em cada canto, de museus a edifícios históricos, além da possibilidade de visitar o clube Indra, na Reeperbahn, bairro St. Pauli, onde um grupo de músicos de Liverpool fizeram suas primeiras apresentações. Tornaram-se conhecidos como The Beatles.
Da mesma maneira existe um restaurante chamado Reeperbande, onde o hamburguer foi criado. Se for no Summit da UITP, vale a visita.
Imperdível é a Miniatur Wunderland – o mundo dos transportes em miniatura –, com trens, aviões e navios em cidades e locais conhecidos mundialmente.
Um prédio de construção recente – o Albphilharmonie, com arquitetura diferenciada, é uma grande atração para os amantes da música. Afinal, foi construído para concertos musicais e tem uma acústica impressionante.