A Mercedes-Benz está implementando a próxima fase de sua estratégia de eletrificação com a VAN.EA (Mercedes-Benz Van Electric Architecture). Os primeiros protótipos estão em testes nas estradas da Europa e, no futuro, todos os novos desenvolvimentos de vans médias e grandes da marca utilizarão essa nova arquitetura elétrica modular e flexível.
A VAN.EA permite uma clara diferenciação entre vans posicionadas no segmento de luxo para uso privado e as vans comerciais no segmento premium. Considerando as vans luxuosas, o portfólio incluirá desde veículos familiares até shuttles VIP exclusivos e limusines espaçosas, projetadas para atender aos clientes com as mais altas exigências.
Em relação às tecnologias instaladas, as novas vans atendem a uma ampla variedade de requisitos dos clientes. Independentemente de serem com tração dianteira ou 4×4, todos os veículos estarão equipados com a versão mais recente do sistema operacional da Mercedes-Benz (MB.OS), além de um sistema de carregamento de 800 volts e um carregador AC de 22 kW.
Foi realizada uma viagem de longa distância no início de junho deste ano de Stuttgart, na Alemanha, até o Cabo Norte, na Noruega, com um veículo especialmente construído para testar o chassi, o trem de força elétrico, a bateria e os componentes de alta voltagem. Os testes atuais se concentram na interação de todos os componentes do veículo. Além disso, o próximo grande marco será o teste em clima frio na Suécia que acontecerá no inverno da Europa.