Inscrições abertas: Capacitação de gestores públicos em estruturação de projetos de mobilidade sustentável

As inscrições para os cursos são gratuitas e vão até o próximo dia 10; o objetivo é que as cidades participantes terminem o curso com os seus projetos em estágio avançado de desenvolvimento

Redação

O ministério das cidades, em parceria com o Programa Euroclima e GIZ, abriu inscrições para a capacitação de gestores e técnicos municipais sobre a estruturação de projetos financiáveis de mobilidade urbana sustentável. As matrículas poderão ser feitas até o dia 10 de outubro de forma gratuita, pela plataforma do Redus. Os cursos serão dados entre os dias 14 de outubro e 4 de dezembro de forma on-line e presencial. Ao final do processo de capacitação, o objetivo é que as cidades participantes saiam com os seus projetos em estágio avançado de desenvolvimento.

Podem se inscrever gestores e técnicos de capitais, cidades de regiões metropolitanas e municípios de mais de 500 mil habitantes, com projeto de mobilidade urbana sustentável em qualquer fase de desenvolvimento. Serão priorizadas equipes com diversidade de gênero, raça e que sejam compostas por pelo menos um servidor público concursado. Também é necessário inscrever um projeto que será objeto de estudo durante a capacitação.

Serão 15 municípios selecionados e os gestores e técnicos devem ter disponibilidade de participar de atividades on-line entre os dias 14 e 18 de outubro, e de uma oficina presencial em Brasília nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Elas serão lideradas pela Fundação Getúlio Vargas, por meio da FGV Cidades e da FGV Clima, com os seguintes conteúdos:

  • Mobilidade Urbana Sustentável;
  • Gestão de Dados;
  • Gestão de Conhecimento;
  • Ciclo de Projetos, incluindo construção participativa de projetos sustentáveis;
  • Mecanismos de financiamento e viabilidade de projetos;
  • Uso da Plataforma Viabiliza.

A capacitação faz parte da iniciativa Viabiliza, que busca contribuir com a estruturação qualificada de projetos de mobilidade urbana sustentável, ao mesmo tempo que amplia o acesso à informação sobre programas e fontes de financiamento, públicas e privadas, nacionais e internacionais. Em breve, também será lançada a Plataforma Viabiliza, uma ferramenta online que facilitará o diálogo entre gestores locais e fontes de financiamento, e que também é objeto da capacitação.

Embora a capacitação seja gratuita, as gestões dos municípios devem custear as despesas de viagem dos participantes para Brasília, no caso da oficina presencial. Os participantes que atingirem a carga horária mínima receberão certificado.

Para realizar a inscrição na capacitação, acesse o link.

Veja também