BYD conclui primeiro chassi biarticulado montado na Colômbia

A empresa está pronta para participar da próxima fase da licitação do Transmilenio que visa adquirir 296 ônibus elétricos articulados e biarticulados para Bogotá

Marcia Pinna

A BYD, em colaboração com a Hino Motors, concluiu a montagem do primeiro chassi de ônibus articulado 100% elétrico fabricado na Colômbia, com capacidade para 160 passageiros. Esta iniciativa é um projeto-piloto de um programa que consiste em transportar por contêineres os chassis desmontados até aquele país e fazer a montagem em parceria com a Hino Colômbia.

“Já finalizamos a montagem deste chassi, e em breve iremos transferi-lo para a Superpolo, uma encarroçadora local para iniciar o processo de encarroçamento do ônibus”, informou Lara Zhang, gerente regional da BYD Colômbia, à Technibus.

Licitação-

Segundo a executiva, o Transmilenio (TMSA) anunciou diversos projetos para expandir o sistema BRT em Bogotá. A expectativa é de que a empresa inicie o processo de licitação da fase VI do sistema, destinado a atender as rotas da avenida 68 e em direção a Soacha, ainda em 2024.  A “Fase VI” do Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá inicia sua primeira etapa com 296 novos ônibus articulados e biarticulados que deverão começar a operar na região até o final de 2025 nos novos troncos que estão atualmente em construção.

“No entanto, até agora, os documentos sobre o processo licitatório ainda não foram publicados. A BYD está pronta para participar das licitações da TMSA com nosso portfólio completo de ônibus de oito metros a 27 metros”, comentou Lara Zhang.

O destaque é o veículo biarticulado da BYD com 27 metros de comprimento, o que o torna uma solução ideal para atender à alta demanda de passageiros do sistema Transmilenio. Estima-se que estes ônibus, ao percorrerem mais de 20 milhões de quilômetros por ano, evitarão a emissão de mais de 40 mil toneladas de CO².

Veja também