A Viação Marechal que opera 144 linhas no Distrito Federal adquiriu 90 ônibus Volvo B320R, com carroceria Caio de 13,2 metros. Atualmente a empresa tem 478 veículos e transporta cerca de 145 mil passageiros por dia nas regiões da Bacia 4, que atende as populações de Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará I, II e parte do Park Way. “Temos compromisso com um transporte público urbano moderno e de qualidade. Por isso, investimos sempre em ônibus de alto padrão”, diz Ângelo Gulin, conselheiro da Auto Viação Marechal.
Os novos ônibus de Brasília são da mais recente geração de chassis diesel da Volvo. “Lançamos o B320R no ano passado e o modelo está sendo muito bem aceito. Ele eleva ainda mais o padrão dos chassis Volvo em alta tecnologia, segurança e excelente consumo de combustível”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses.
O B320R é equipado com o motor D8K Euro 6, de 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. Segundo a Volvo, o veículo é extremamente silencioso e suave para os passageiros e para a condução do motorista. Além disso, o propulsor é ainda mais econômico do que a versão anterior. Com projeto similar ao dos caminhões VM, esse motor tem ampla disponibilidade de peças nas concessionárias Volvo, que têm mão de obra largamente capacitada para sua manutenção.
Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o veículo incorpora a tecnologia de segurança Volvo, que inclui freio EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas. A suspensão é pneumática. “Além disso, o chassi é construído com ligas especiais, mais leves. E, mesmo com peso menor, é robusto e durável”, assegura Luciano Tedesco, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.
Com capacidade para 81 passageiros, os veículos têm portas de ambos os lados, elevador na porta central para acesso de pessoas com deficiência e ar-condicionado.
Sistema de Brasília–
O sistema de transporte público de Brasília é um dos maiores do Brasil, com cerca de 1,05 milhão de passageiros transportados por dia. É também um dos mais complexos, pela baixa densidade. A capital do Brasil tem população de quase 3 milhões de habitantes numa área de 5.780 km2, ou 489 habitantes por quilômetro quadrado. Uma área extensa e com baixa densidade populacional exige rotas longas e grandes deslocamentos. O sistema tem 2.914 ônibus que atendem 933 linhas e fazem 21.179 viagens por dia, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Governo do Distrito Federal.